Fundado em 1895, o Clube de Regatas do Flamengo - como o próprio nome diz - deu os seus primeiros passos no esporte com o remo sendo o carro-chefe. O pontapé inicial no futebol aconteceu 17 anos depois, em 1912. Aos poucos, a modalidade foi ganhando destaque e, em dois anos, o Rubro-Negro começou a fazer as primeiras excursões pelo território brasileiro. O Pará, estado que receberá a decisão entre Flamengo e Botafogo pela Supercopa neste domingo, foi um dos primeiros locais a receber um jogo do clube fora do Rio de Janeiro. Há 110 anos, o Rubro-Negro fez a sua primeira excursão pela Região Norte do Brasil com uma série de jogos justamente em Belém - a sua segunda excursão da história. A primeira foi pelo Paraná, em 1914, para a inauguração da Arena da Baixada. Entre uma e outra, houve uma rápida viagem para São Paulo, em 1915. E o Flamengo mantém a tradição de rodar o país até os dias de hoje.
No início da temporada de 2025, o clube fez as cinco primeiras rodadas do Carioca foca do Rio. O foco do tour foi o Nordeste e passou por Sergipe, Paraíba e Maranhão. Para encerrar, foi até Brasília. Depois de fazer o primeiro jogo no Rio, na última quinta-feira, na vitória em cima do Sampaio Corrêa, o Flamengo embarcou para o seu sexto destino neste ano: Belém - sem contar a pré-temporada nos Estados Unidos. Este será o jogo de número 41 na capital paraense: foram 23 vitórias, nove empates e oito derrotas até o momento.
A cidade de Belém foi fundada em 1616 e para celebrar os seus 300 anos convidou o Flamengo para participar dos festejos. À época, o Rubro-Negro caminhava para ser protagonista no futebol, conquistando os Cariocas de 1914 e 1915, o último de forma invicta. Foi neste cenário que o time embarcou em um navio para Belém para disputar alguns amistosos entre o fim de dezembro de 1915 e o início de janeiro de 1916, em comemoração ao terceiro centenário da capital. A viagem durou cerca de dez dias pelo Oceano Atlântico.
Depois da excursão em 1916, o Flamengo voltou a Belém somente em 1950, em mais um amistoso contra o Paysandu. O Rubro-Negro venceu por 3 a 2. De lá para cá, foram alguns jogos até a última vez que o clube disputou uma partida na capital paraense, em 2024. Pelo Carioca da temporada passada, o Sampaio Corrêa vendeu o mando de campo e escolheu Belém para ser palco da partida contra o Flamengo. O time de Tite venceu por 2 a 0, com o Mangueirão recebendo mais de 59 mil pessoas. Os gols da vitória foram de Bruno Henrique e Gabigol - último jogo em que a dupla marcou na mesma partida pelo clube. ??? Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv




Comentários do Facebook -