Venda frustrada de Wesley no Flamengo: uma virada de chave importante

1/3/2025 17:22

Venda frustrada de Wesley no Flamengo: uma virada de chave importante

Venda frustrada de Wesley no Flamengo: uma virada de chave importante

Se Wesley vive um bom momento hoje, com a camisa do Flamengo , é porque quando menino, aos 13 anos, se encantou com o clássico Figueirense e Avaí e decidiu que queria jogar futebol igual aos amigos catarinenses. Mas o caminho não foi fácil. O bom momento do lateral-direito é fruto de muita insistência de alguém que não desistiu mesmo após ser reprovado em três diferentes peneiras. Foi só em 2018, com 15 anos e depois de muitos nãos, que Wesley foi aprovado para atuar em uma categoria de base. O jogador começou no Figueirense antes de se transferir para o Tubarão, quando em 2020 fez a estreia no profissional e disputou a sua primeira Copa do Brasil - competição que veio a conquistar com o Flamengo anos depois.

No caminho, ainda passou pela pandemia que quase fez o jovem desistir do sonho. Mas uma ligação do Tubarão já em 2021 fez Wesley voltar aos gramados e chamar atenção de Sávio, ídolo rubro-negro. No mesmo ano, o lateral foi aprovado nos testes do Flamengo e iniciou a trajetória no clube, aos 17 anos. Em entrevista de quase 40 minutos ao ge , Wesley, que completa 22 anos em setembro e foi uma das grandes novidades da lista de pré-convocados de Dorival Júnior na Seleção , relembrou o caminho de muita persistência para que pudesse viver a fase de hoje e tratou a negociação frustrada com o Atalanta em 2024 como a virada de chave no Rubro-Negro. Você confere a matéria completa no Globo Esporte deste sábado.

Foi ao longo dos altos e baixos que viveu em seus 21 anos que o lateral desenvolveu uma técnica para se concentrar nos jogos. Wesley afirma que o primeiro toque na bola vai ditar o restante do seu jogo e revela incentivo de Filipe Luís para aprender a lidar com erros e acertos. – Confesso que até hoje quando eu vou entrar eu falo: “Caraca, tenho que concentrar o máximo para não errar o primeiro toque. O primeiro toque é tudo”. O primeiro toque vai ditar o teu jogo todo. O primeiro toque eu pego, driblo um ali, sofro uma falta: "Hoje eu estou bem”. Mas isso que eu aprendi com o tempo. Antes, quando entrava e errava, a galera ficava "ah, não sei o quê" e eu ficava meio: "o que que eu faço agora?" E esse era o meu erro. Eu tentava fazer alguma coisa para eles gritarem.

A boa fase não é de hoje. Wesley começou a ganhar espaço no Flamengo ainda em 2023, mas foi no ano seguinte que evoluiu, conquistou o apoio da torcida e despertou interesse do futebol europeu. Em agosto, a negociação de R$ 120 milhões para o Atalanta (Itália) abalou os ânimos do jogador, que usou o episódio como um momento decisivo na sua carreira. – Acho que a minha virada de chave foi em 2024, depois que eu não fui para a Atalanta. Ali foi a minha virada de chave. Não dava de ficar estacionado, lamentando, porque eu não fui.

Wesley entende que o momento ideal para transferência é na janela do meio do ano. – Eu vi que o momento para mim era de ficar aqui no Flamengo . Tinha minha filha que nasceu dia 5 de janeiro. Se eu fosse embora, eu não ia acompanhar o crescimento dela. Ela vai fazer dois meses já e está sendo a melhor coisa que já aconteceu na minha vida ficar com ela esse tempo. Conversei com os meus empresário. Se acontecer, o ideal é ir no meio do ano só – e completou: – É difícil, é difícil pra caramba (não ficar ansioso). Eu não paro de pensar. Já falei que é meu sonho jogar lá fora. Mas o que eu estou vivendo aqui é uma coisa que eu não esperava que eu fosse viver. Está fazendo muito bem pra mim ficar aqui, muito, muito mesmo. Só que meu sonho é estar lá também. Aí eu fico dividido nessas coisas . Mas é a vontade de Deus: se for para ir, eu vou. Se for para ficar, eu fico.

Relação com Filipe Luís – Ele foi um dos maiores laterais do mundo todo. Peço bastante dicas para ele, ele me cobra bastante, bastante mesmo, qualquer coisinha, eu erro uma coisa ele diz: "esse não é o Wesley que eu conheço".

Amizade com Gerson – Ele é meu parceirão. Foi o primeiro cara que me abraçou aqui. Quando eu estava indo pelo caminho errado ele disse "vem cá, segue isso". E ele me puxava de novo. Ele não desistiu. Quando eu recebi a notícia que ia ser pai fiquei doido para contar para ele, mas esperei o aniversário dele. Falei para ele "Tu foi um pai para mim e quero que seja um pai para minha filha também" e tinha um bilhetinho com o sapatinho para ele ser padrinho dela. Ele aceitou.

Clássico com o Vasco – Para mim, jogar Flamengo e Vasco é uma coisa que, sei lá, só quem joga para saber. Não tem como. É uma adrenalina. As duas torcidas gritando muito, tu vai crescendo junto com a torcida, é muito bom. Uma das melhores sensações que tem é jogar Flamengo e Vasco, na minha opinião.

Avaliação pessoal do que precisa melhorar – Quando eu jogava na base meu forte era defender. E eu tinha que melhorar atacar. Quando eu subi, eu achava que eu defendia bem. Só que todo mundo falava que eu atacava muito. Só que eu não via isso. Na minha cabeça eu nem sabia atacar.

Assistência ou gol? – Melhor coisa que tem pra um lateral é aquele arco. Bruno Henrique vem e "bamba" de cabeça. Vai sair essa assistência, vai sair pro Bruno Henrique ainda, Já teve algumas, mas ele não foi feliz em cabecear.

Camisa 43 – Cara, todo mundo me pergunta isso, todo mundo fala do Petkovic... Mas quando a gente sobe da base quem escolhe os números são os caras daqui.

Ter sido campeão pelo Flamengo – Uma coisa ruim, uma coisa boa. Coisa boa que eu fui campeão pelo Flamengo , e a coisa ruim é que eu quero ser mais.

Scout especializado – Eles pegam o vídeo do meu jogo, cortam todas as partes que eu toco na bola e me mandam.

Resenha com Danilo, logo na primeira semana do novo reforço (Relembre a história) – Eu sou um cara que o que eu quero aprender, eu quero melhorar. Eu pergunto para quem já viveu isso tudo. Danilo já jogou lá fora, jogou na seleção. A gente estava indo pro campo. E ele perguntou como eu estava, como estava a família. Aí eu pensei: "pô, vou perguntar".

724 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Flamengo vira a chave e foca na Recopa contra o Lanús
- Após vitória no Carioca, jogadores do Flamengo comemoram a classificação na Sapucaí
- Filipe Luís exalta evolução após vitória no clássico



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade