Posição de Gerson e Saída de Bola Consolidam Flamengo na Final do Carioca.

10/3/2025 23:07

Posição de Gerson e Saída de Bola Consolidam Flamengo na Final do Carioca.

Posição de Gerson e Saída de Bola Consolidam Flamengo na Final do Carioca.

Há movimentos que se repetem num jogo como um padrão. E o envolvimento do Flamengo sobre o Vasco na partida de volta da semifinal do Carioca teve uma das marcas mais notáveis do time de Filipe Luís: o brutal crescimento do time na saída de bola, a partir da paciência de defensores e até do goleiro Rossi para ficar com a bola, atrair a marcação e jogar às costas da pressão adversária. Diante de um Vasco com problemas ao pressionar e um meio-campo que ficava esvaziado, o que mais chamou a atenção foi a leitura de jogo de Gerson para ser, quase sempre, o homem livre na saída de bola do Flamengo. Os vascaínos nunca tiveram uma resposta para os movimentos de Gerson.

Logo com oito minutos de jogo, o Vasco se vê diante da paciência rubro-negra na saída de bola. Léo Pereira tem a bola vigiado por Vegetti, enquanto Coutinho marca Léo Ortiz e Nuno Moreira controla Pulgar, que recuara para ajudar nos primeiros passes. De La Cruz, que aparece como apoio, obriga Paulinho a avançar e marcá-lo. Diante do cenário, Léo Pereira volta a bola até Rossi. Instantes depois, a troca de passes encontra Arrascaeta e a imagem mostra um cenário que se repetiria no jogo: Hugo Moura segue o camisa 10 do Flamengo, mas Gerson, que se movia da direita para o centro, sobra como homem livre.

Em dado momento, atravessou o campo até o lado esquerdo, aproximando-se de Plata. O Flamengo gera superioridade em torno da bola e o camisa 8, novamente, é hábil para tirar o time da tentativa de pressão. Plata conduz a bola e, outra vez, Gerson está livre contra um Vasco que não conseguia povoar a frente de sua área. Com o Vasco já em vantagem no placar e pouco depois do tempo técnico, a situação familiar se repete. O Flamengo conserva a bola perto de sua área e faz ela chegar em Rossi.

Até que surge a construção do gol de empate do Flamengo. A troca de passes entre os zagueiros atrai a pressão de Paulinho. E o início do lance já mostra Hugo Moura com muito espaço para cobrir, sobrecarregado pelo posicionamento de Arrascaeta e Plata, que invertera posições com Gerson. Quando Arrascaeta recebe a bola, o Flamengo estabelece vantagem.

A parte final do primeiro tempo traz outro momento em que Léo Ortiz, Léo Pereira, Varela, Pulgar e De La Cruz atraem a pressão do Vasco. Até Léo Ortiz achar lindo passe para De La Cruz, que toca para Pulgar. Neste momento, Gerson já leu o espaço e encontrou o pedaço de campo que, dali em diante, exploraria sem parar. Paulinho fora atraído para pressionar um dos volantes do Flamengo e, novamente, uma porção imensa de campo ficara às costas dele.

O segundo tempo não alterou o andamento do jogo. Na imagem abaixo, o Flamengo novamente aposta numa saída de bola paciente. Léo Ortiz conduz a bola pacientemente aguardando a aproximação de Coutinho.

680 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- ADVERSÁRIO DEFINIDO: Saiba contra quem o Flamengo jogará nas semifinais do Carioca!
- Flamengo prepara nova investida por Darwin Núñez
- Botafogo x Flamengo: melhores momentos



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade