O Flamengo começa a decidir nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, o título do Campeonato Carioca contra o Fluminense. O rival é até hoje o único time que derrotou o treinador Filipe Luís neste seu início de carreira. O outro jogo entre os rivais terminou empatado. A única derrota aconteceu no dia 17 de outubro do ano passado, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Era apenas a terceira partida de Filipe Luís à frente do Flamengo . No último dia 8 de fevereiro, as equipes se reencontram no empate sem gols pela primeira fase do Campeonato Carioca. Nos dois jogos, o Fluminense era comandado por Mano Menezes. O Fluminense tem sido o rival que mais dá trabalho ao Flamengo na história recente. Os times, maiores vencedores do campeonato estadual, vão fazer a quinta final em seis anos e estabelecem o maior domínio do Cariocão da história . Nesse período, o Flamengo conquistou quatro títulos, e o Tricolor dois.
Não há superioridade no recorte dos últimos 30 jogos entre Flamengo e Fluminense, que tem sido o clássico mais nivelado do Rio de Janeiro. Foram 11 vitórias para cada lado, além de oito empates. Até o número de gols marcados foi igual: cada time balançou as redes 31 vezes nas últimas 30 partidas. Diante de tanto equilíbrio e da estatística incômoda para Filipe Luís, o que o treinador precisa fazer para vencer o Fluminense e aumentar a sequência que o faz ostentar a segunda maior invencibilidade à frente do Flamengo desde 2019 ?
O ge fez esta pergunta a quatro comentaristas da Globo. Leia abaixo as opiniões: Jéssica Cescon "Pela característica de construção de jogo desde a saída de bola, o Flamengo tem encontrado dificuldades quando joga contra times que encaixam a marcação alta e conseguem, também, marcar a segunda linha de jogadores, neutralizando caminhos de passes curtos e longos. Muitos times tentam fazer essa marcação contra o Flamengo : o Galo, sem sucesso, na final da Copa do Brasil (porque fez a pressão alta, mas não neutralizou a bola longa), o Vasco, no primeiro tempo da semifinal, e o Fluminense com sucesso. Ao meu ver, a arma para parar o Flamengo é a marcação.
Marcelo Raed "Contextos diferentes, mas o mesmo enredo: o Flamengo esbarrando na forte marcação do Fluminense na intermediária defensiva. Na vitória do Fluminense, no último Brasileiro, era um Flamengo entre os jogos da semifinal da Copa do Brasil. No empate deste Estadual, um jogo marcado pela incapacidade de intensidade devido ao forte calor, num período ainda considerado de pré-temporada. Ou seja, contextos diferentes. Agora é final e isso muda muita coisa.
Rafa Seraphim "Na minha opinião, o Fluminense é o time que melhor incomoda o Flamengo e joga em cima dos seus pontos fracos. Tenta ficar com a bola, explorar as transições em velocidade e espelhar um pouco da intensidade que o Flamengo tem. Filipe é um técnico estrategista também e acredito que esteja pensando em algo diferente para surpreender Mano. Contra o Fluminense, acredito que o Filipe tenha que entregar um time que seja mais eficiente e resolva nas oportunidades que criar, sem dar brechas, sem desperdiçar chances".
Ramon Motta "O Fluminense é o único que nesse momento consegue entender e travar o jogo do Flamengo . Muito por causa do treinador que tem. O Mano é um cara muito estrategista e sabe montar seus times defensivamente para conseguir travar o adversário.
O Flamengo chega muito bem para essa final, apesar de não ter feito jogos vistosos contra o Vasco, mas foi superior nos dois jogos. Vai ser uma boa final". ??? Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv
Comentários do Facebook -