Boto do Flamengo critica estagnação de treinadores brasileiros no futebol.

28/5/2025 19:14

Boto do Flamengo critica estagnação de treinadores brasileiros no futebol.

Boto do Flamengo critica estagnação de treinadores brasileiros no futebol.

Diretor executivo de futebol do Flamengo , José Boto não cansa de rasgar elogios a Filipe Luís e aposta que o técnico rubro-negro chegará ao patamar dos maiores do mundo na profissão. Mas de um modo geral, na visão do dirigente português, a maioria dos treinadores brasileiros "parou um pouco no tempo". Flamengo enfrenta o Deportivo Táchira pela Conmebol Libertadores Boto expressou essa opinião na última terça-feira, ao ser perguntado sobre o boom de técnicos portugueses no futebol brasileiro, durante sua participação por videoconferência do seminário "3ª Conferência Bola Branca", organizado pela Rádio Renascença em Lisboa. O diretor também acredita que, se tiver sucesso no Flamengo, abrirá portas para mais estrangeiros na função: — São duas coisas: por que procuram (treinadores portugueses) é uma questão, e por que têm esse sucesso é outra questão. Eu acho que eles procuram por uma questão de moda. Ou seja, deu certo, como tenho certeza que se eu tiver sucesso no Flamengo, vai abrir portas a muitos diretores em outros clubes brasileiros. E por que tem sucesso? Porque nossos treinadores têm uma cultura de trabalho, de estudo, que não é habitual ainda aqui no Brasil. Uma cultura tática muito grande, e isso tem muito a ver com o fato de nós nunca fecharmos as portas em Portugal a estrangeiros. Aprendemos muito com treinadores brasileiros uns anos atrás, com suecos, com a escola iugoslava... — Essa capacidade de beber e irmos criando nossa identidade como treinadores. Depois, faça diferença num sitio onde a maior parte dos treinadores parou um pouco no tempo, em termos daquilo que são novas metodologias de treino, análise, muita coisa que é diferente hoje do que 10 anos atrás. Isso não quer dizer que no Brasil não haja treinadores competentes, mas muitos deles nem sequer têm a chance de mostrar o seu trabalho. Atualmente, há quatro treinadores portugueses na Série A brasileira: Abel Ferreira (Palmeiras), Leonardo Jardim (Cruzeiro), Renato Paiva (Botafogo) e António Oliveira (Sport) . Nos últimos anos, também passaram por clubes da Primeira Divisão do país: Jorge Jesus (Flamengo), Artur Jorge (Botafogo), Luís Castro (Botafogo), Pedro Caixinha (Bragantino e Santos), Paulo Sousa (Flamengo), Vítor Pereira (Corinthians e Flamengo), Pepa (Cruzeiro e Sport), Bruno Lage (Botafogo), Sá Pinto (Vasco), Jesualdo Ferreira (Santos), Ivo Vieira (Cuiabá), Álvaro Pacheco (Vasco), Armando Evangelista (Goiás) e Petit (Cuiabá).

Flamengo enfrenta o Deportivo Táchira pela Conmebol Libertadores
Fonte: site da Globo

Boto já tem dois títulos em seus primeiros cinco meses no futebol brasileiro: a Supercopa do Brasil e o Carioca, torneio em que também ganhou o troféu da Taça Guanabara. Depois de ganhar o Estadual, o diretor causou polêmica ao dizer que o Flamengo jogava "muito melhor do que 70% das equipes da Premier League" . No seminário em Lisboa, o dirigente voltou a usar o campeonato inglês como parâmetro para enaltecer a competitividade no Brasil: — Antes de começar a temporada, há sete ou oito clubes em que os torcedores e presidentes acham que são candidatos ao título. Acho que em nenhum país do mundo existe sete ou oito candidatos ao título. Na realidade não são esses sete ou oito, mas na largada existe essa expectativa sempre. Este ano acho que serão três ou quatro clubes a disputar a liga. Você não vê isso na maior parte dos países europeus. Você vê disputarem dois, três no máximo. Isso torna o campeonato aqui muito competitivo. E tem coisas que tornam muito diferente aqui: viagens, jogos... Este ano, correndo as coisas bem, podemos fazer 86 jogos. Isso tudo faz com que a liga tenha um carisma, uma mística diferente de qualquer outra liga. Por isso, talvez a Premier League seja uma das mais competitivas da Europa e do mundo, mas aqui no Brasil a competitividade é muito maior. Vice-líder do Campeonato Brasileiro, com um ponto a menos que o Palmeiras, o Flamengo busca nesta quarta-feira a classificação para as oitavas de final da Libertadores. Para isso, precisa vencer o Deportivo Táchira, da Venezuela, às 21h30 (de Brasília) no Maracanã. Mais Escalados 1 ª rodada Carregando Dados... ...... SIGLA SIGLA 0000000000 Carregando Dados... ...... SIGLA SIGLA 0000000000 Carregando Dados... ...... SIGLA SIGLA 0000000000 Escalação completa arrow_forward ??? Leia mais notícias do Flamengo Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

639 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Flamengo x Bayern no Mundial de Clubes: Chance de Confronto nas Oitavas?
- Técnico do Bayern não se surpreende com vitória do Flamengo sobre Chelsea no Mundial.
- Flamengo provoca Chelsea após conquista do Mundial de Clubes: Vida de inseto



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade