A Copa Libertadores da América, principal torneio do futebol sul-americano, carrega o peso da tradição e da glória — e também da artilharia. Desde 1960, grandes nomes deixaram sua marca ao balançar as redes do continente. O portal do Coluna do Fla, especializado na cobertura do Rubro-Negro, preparou um levantamento especial com os maiores artilheiros da história da Libertadores. O recordista absoluto é o equatoriano Alberto Spencer, ídolo eterno do Peñarol (URU) e também com passagem pelo Barcelona de Guayaquil (EQU). Já falecido, Spencer marcou 54 gols em 88 jogos, distribuídos ao longo de 11 edições da Libertadores — marca que ainda não foi superada por nenhum outro jogador.

Gabigol é o maior artilheiro brasileiro da história da Libertadores com 31 gols marcados em 60 jogos. Os números somam atuações pelo Santos e, principalmente, pelo Flamengo, onde marcou 30 dos 31 gols. Com a ausência de Gabigol nesta temporada, o atacante Pedro, do Flamengo, surge como principal nome brasileiro em atividade com chances reais de alcançar o topo. Ele soma 24 gols em 45 partidas disputadas na Libertadores, figurando atualmente na 20ª posição do ranking histórico.
O Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores da América, tendo levantado a taça em 1981, 2019 e 2022. Além disso, o clube chegou à final em 2021, quando foi vice-campeão. Ao todo, o time disputou quatro decisões.

Comentários do Facebook -