O Grupo D do Mundial de Clubes da Fifa reúne equipes com diferentes caminhos, histórias e graus de tradição na competição. Flamengo, Chelsea, Ésperance e Los Angeles FC lutarão por duas vagas nas oitavas de final do torneio em uma chave que tem favoritos e times que podem surpreender no Mundial. O Flamengo chega ao Mundial de Clubes para representar o Brasil como um dos times mais vencedores do país. Com quase 130 anos de história, o Rubro-Negro é um dos maiores campeões da Libertadores no país, com títulos conquistados nos anos de 1981, 2019 e 2022. A vitória mais recente, sobre o Athletico-PR foi a responsável por classificar o Flamengo para a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Liderado pela grande fase de Giorgian de Arrascaeta, o Flamengo aparece como um dos favoritos do grupo para garantir uma das duas vagas no mata-mata do torneio. O camisa 10 do clube carioca é o artilheiro e líder de assistências da equipe em 2025. Além da liderança técnica, Arrascaeta é um dos grandes motivadores do elenco dentro de campo e deve manter o protagonismo durante o Mundial de Clubes. Arrascaeta comemorando o gol do Flamengo sobre o Bahia (Foto: Adriano Fontes/Flamengo)

Segundo o colunista do Lance!, Gustavo Fogaça, o Flamengo tem um time extremamente criativo no ataque, algo que pode ser visto nos números da equipe no ano. Para Fogaça, Filipe Luis tem o grupo na mão, e vai precisar dosar fisicamente o elenco, já que 10 jogadores voltarão da Data Fifa. — A chegada do meia Jorginho também é uma boa notícia, que dará mais qualidade ainda na construção e nas bolas paradas. Com impressionante média de 2,2 gols marcados na temporada para 1,8 gol esperado (xG), o Mengão é um time que constrói chances boas e mesmo assim, ainda marca mais gols do que o esperado — explicou. O Flamengo entrou em campo 35 vezes em 2025 e conquistou 23 vitórias.
O Chelsea é o grande rival do Flamengo na busca pela liderança do Grupo D do Mundial de Clubes. O time londrino chega com o ânimo em alta depois da conquista da Conference League na temporada 2024/25. Apesar de não ser o título mais prestigiado na Europa, o Chelsea se tornou o primeiro clube europeu a vencer todos os campeonatos disputados continentalmente. Chelsea campeão da Conference League (Foto: Sergei GAPON / AFP)

O Espérance é o clube que chega com a fase mais vitoriosa entre os participantes do Grupo D. O time foi campeão do Campeonato Tunisiano de forma antecipada e também conquistou o título da Copa da Tunísia antes de viajar para os Estados Unidos. Yan Sasse e Rodrigo Rodrigues comemoram título do Espérance (Foto: Reprodução / Instagram)

Representante da Concacaf, o Los Angeles FC foi o último clube a conseguir a vaga no Mundial de Clubes, substituindo o León, que foi excluído do grupo do Flamengo no torneio pela Fifa. Em um jogo emocionante contra o América do México, o LAFC venceu na prorrogação e garantiu a participação no campeonato pela primeira vez.

Denis Bouanga, do Los Angeles FC, comemora gol que deu vaga no grupo do Flamengo no Mundial ao clube (Foto: Luke Hales/ North America / Getty Images via AFP)

Como parte da cobertura especial do torneio, o Lance! está organizando uma série de análises para apresentar todos os grupos do Mundial de Clubes da FIFA 2025. Ao longo das próximas semanas, cada chave será detalhada com informações sobre os clubes participantes, suas trajetórias até o torneio, destaques do elenco e projeções para a competição.
Comentários do Facebook -