De La Cruz e Gonzalo Plata estão em processo de recuperação e podem reforçar o Flamengo no Mundial de Clubes. A expectativa é positiva, e o departamento médico trabalha intensamente para deixar os atletas à disposição do técnico Sebastián Beccacece nos próximos dias.
O duelo decisivo contra o Espérance, da Tunísia, acontece no dia 16 de junho nos Estados Unidos e marca a estreia do Flamengo no torneio. Plata, que não joga desde 1º de maio, retornou ao Rio de Janeiro na última sexta-feira (6) após se apresentar à seleção equatoriana. Exames indicaram evolução significativa no quadro clínico do atleta, que agora está na fase de transição da fisioterapia para a preparação física. Afastado por uma entorse no joelho direito, Plata já não sente dores e, segundo o chefe do departamento médico, Fernando Sassaki, deve retornar aos treinamentos nos próximos dias.
No entanto, a visita dos médicos da seleção equatoriana durante o período de recuperação gerou atrito entre o Flamengo e a Federação Equatoriana, aumentando a tensão nos bastidores do clube. De La Cruz também segue em ritmo acelerado de recuperação. O meia uruguaio sofreu uma entorse no joelho esquerdo no clássico contra o Botafogo, no dia 18 de maio.
O departamento médico rubro-negro mostra otimismo com a evolução da dupla. “A resposta clínica tem sido muito boa. A ideia é reintegrá-los aos treinos com o grupo nesta semana, respeitando o cronograma físico individual”, reforçou Sassaki. Ambos são considerados peças-chave para o esquema de Beccacece e podem fazer diferença em um torneio curto e decisivo.
Se confirmadas as recuperações, esta será a terceira vez em 2025 que De La Cruz retorna após lesão. O jogador já havia ficado afastado por 19 e 36 dias, respectivamente, por problemas musculares. Agora, soma 21 dias fora por conta da entorse. Essa reincidência acende o sinal de alerta para o preparo físico do atleta, embora o clube mantenha confiança total em sua condição para o Mundial.
Comentários do Facebook -