O regulamento do Campeonato Carioca de 2026 sofreu mudanças importantes, com a redução de datas, formato alterado e final em jogo único. Em reunião na sede da Federação de Futebol do Rio (Ferj), representantes de clubes participaram do Conselho Arbitral para definir o calendário e as fórmulas do torneio. As novidades incluem a previsão de somente uma rodada no meio da semana, com o restante dos jogos marcados para o sábado ou domingo, visando preservar os clubes em meio a outras competições no início da temporada.
O Campeonato Carioca de 2026 terá início em 21 de janeiro, com um mês de intervalo em relação ao calendário nacional. Serão 11 datas no total, com um formato de duas chaves com seis times cada, em que as equipes do Grupo A enfrentarão as do Grupo B, de maneira semelhante ao Campeonato Paulista. Os quatro melhores de cada grupo avançam às quartas de final, realizadas em jogo único, seguidas pelas semifinais com ida e volta, e finalmente a decisão em jogo único no Maracanã. Além disso, a Taça Rio terá os quatro perdedores das quartas de final, e o rebaixamento será definido pela equipe com pior desempenho geral na fase de grupos.
Os grupos e chaves do Campeonato Carioca de 2026 estão definidos, com o Grupo A formado por Fluminense, Vasco, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e o 1º colocado da Série A2 de 2025, e o Grupo B por Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista, e Nova Iguaçu. As quartas de final serão disputadas em jogo único, com os confrontos definidos pelos colocados de cada grupo, seguido por semifinais com ida e volta e final em jogo único entre os vencedores das semifinais.
Comentários do Facebook -