Filipe Luís mira em repetir feito mundial de Carpegiani no Flamengo

16/6/2025 20:09

Filipe Luís mira em repetir feito mundial de Carpegiani no Flamengo

Filipe Luís mira em repetir feito mundial de Carpegiani no Flamengo

Será que os torcedores do Flamengo que estão nos EUA conhecem os adversários mais famosos? "Espelho, espelho meu, existe técnico que foi mais longe do que eu"? Se a vida fosse um conto de fadas e o endeusado Jorge Jesus indagasse isso a seu reflexo no Flamengo , ouviria um nome como resposta: Paulo Cesar Carpegiani. Embora o Mister português seja considerado por muitos o melhor treinador do clube pelo ano mágico de 2019, até hoje o comandante de 1981 é o único a conseguir conquistar um título mundial no Rubro-Negro. Coincidentemente, o próximo que terá a chance de repetir esse feito é alguém que vive uma trajetória muito parecida até então: Filipe Luís. Tanto Carpegiani quanto Filipe Luís viraram treinadores assim que penduraram as chuteiras no Flamengo.

A diferença é que o ex-lateral foi até 38 anos e trabalhou alguns meses nas categorias de base antes de assumir o profissional. Já o antigo meio-campista parou mais cedo, quando tinha só 32. O motivo da aposentadoria precoce? — Se quisesse, ainda poderia jogar mais um tempo. O problema, porém, é que já acho que poderei ser mais útil em outras funções. Por que, então, continuar impedindo a ascensão de um jovem? — explicou em entrevista ao jornal O Globo na década de 80.

Será que os torcedores do Flamengo que estão nos EUA conhecem os adversários mais famosos?
Credit: Globo

As semelhanças não param por aí. Os dois assumiram o cargo após a demissão de um treinador consagrado: Filipe Luís herdou o lugar de Tite, enquanto Carpegiani, o de Dino Sani (na época Nelsinho chegou a receber uma proposta para trocar o Fluminense pelo Flamengo, mas ele acabou aceitando uma oferta irrecusável do Catar e abriu espaço para a efetivação do ex-companheiro).

Veja a entrevista de Filipe Luís na véspera da estreia do Flamengo na Copa de Clubes
Credit: Globo

Filipe Luís ainda não tem nem um ano de técnico profissional e já precisou lidar com alguns problemas internos envolvendo jogadores, como foi com Gabigol no ano passado e tem sido essa temporada com Gerson. Nos anos 80, Carpegiani teve que lidar no início com um clima ruim entre Adílio e Mozer e insatisfações de Cantarelli e Tita.

O técnico foi crucial para o atacante não sair para a Portuguesa e foi também quem resgatou o futebol de Lico, que viria a se tornar titular absoluto.

Os dois tiveram como primeiro título no profissional duas conquistas de peso: Filipe Luís ganhou a Copa do Brasil de 2024, e Carpegiani faturou a Libertadores de 1981. Depois, ambos também conquistaram o Campeonato Carioca.

O time de Carpegiani passou por cima do Liverpool no Intercontinental de 1981 em Tóquio, no Japão. Já Filipe Luís estreia nesta segunda-feira como técnico na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O adversário será o Espérance, da Tunísia, às 22h (de Brasília), no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia.

Além do Espérance, completam o grupo do Flamengo nesta Copa do Mundo de Clubes o poderoso Chelsea, da Inglaterra, e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.

480 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- CABE NO MENGÃO? Renan Lodi é aprovado pela torcida em caso de possível contratação
- ADEUS: Flamengo libera joia da base sem custos para clube europeu
- CRAQUE NO MENGÃO? Campeão do mundo está na mira do Flamengo nesta janela



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade