Será que os torcedores do Flamengo que estão nos EUA conhecem os adversários mais famosos? "Espelho, espelho meu, existe técnico que foi mais longe do que eu"? Se a vida fosse um conto de fadas e o endeusado Jorge Jesus indagasse isso a seu reflexo no Flamengo , ouviria um nome como resposta: Paulo Cesar Carpegiani. Embora o Mister português seja considerado por muitos o melhor treinador do clube pelo ano mágico de 2019, até hoje o comandante de 1981 é o único a conseguir conquistar um título mundial no Rubro-Negro. Coincidentemente, o próximo que terá a chance de repetir esse feito é alguém que vive uma trajetória muito parecida até então: Filipe Luís. Tanto Carpegiani quanto Filipe Luís viraram treinadores assim que penduraram as chuteiras no Flamengo.
A diferença é que o ex-lateral foi até 38 anos e trabalhou alguns meses nas categorias de base antes de assumir o profissional. Já o antigo meio-campista parou mais cedo, quando tinha só 32. O motivo da aposentadoria precoce? — Se quisesse, ainda poderia jogar mais um tempo. O problema, porém, é que já acho que poderei ser mais útil em outras funções. Por que, então, continuar impedindo a ascensão de um jovem? — explicou em entrevista ao jornal O Globo na década de 80.

As semelhanças não param por aí. Os dois assumiram o cargo após a demissão de um treinador consagrado: Filipe Luís herdou o lugar de Tite, enquanto Carpegiani, o de Dino Sani (na época Nelsinho chegou a receber uma proposta para trocar o Fluminense pelo Flamengo, mas ele acabou aceitando uma oferta irrecusável do Catar e abriu espaço para a efetivação do ex-companheiro).

Filipe Luís ainda não tem nem um ano de técnico profissional e já precisou lidar com alguns problemas internos envolvendo jogadores, como foi com Gabigol no ano passado e tem sido essa temporada com Gerson. Nos anos 80, Carpegiani teve que lidar no início com um clima ruim entre Adílio e Mozer e insatisfações de Cantarelli e Tita.
O técnico foi crucial para o atacante não sair para a Portuguesa e foi também quem resgatou o futebol de Lico, que viria a se tornar titular absoluto.
Os dois tiveram como primeiro título no profissional duas conquistas de peso: Filipe Luís ganhou a Copa do Brasil de 2024, e Carpegiani faturou a Libertadores de 1981. Depois, ambos também conquistaram o Campeonato Carioca.
O time de Carpegiani passou por cima do Liverpool no Intercontinental de 1981 em Tóquio, no Japão. Já Filipe Luís estreia nesta segunda-feira como técnico na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O adversário será o Espérance, da Tunísia, às 22h (de Brasília), no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Além do Espérance, completam o grupo do Flamengo nesta Copa do Mundo de Clubes o poderoso Chelsea, da Inglaterra, e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
Comentários do Facebook -