Criador da música "Em Dezembro de 81" quer ver o Fla colocar o Chelsea na roda "Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda". O verso mais famoso da música que embalou as conquistas do Flamengo na Libertadores de 2019 e 2022 se refere, obviamente, à vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool em Tóquio. Por questões de métricas, a nacionalidade dos adversários encaixou melhor do que o nome do time na fluência da letra, criada pelo torcedor Eric Barceleiro no início da década passada. — A música foi feita por volta de 2011, no falecido Orkut. Tinha um tópico lá de sugestões de músicas dentro da torcida Nação 12, que eu faço parte, e lá as pessoas sugeriam músicas. Apareceu um perfil que sugeriu essa música com uma outra letra, outra ideia, mas eu achei legal a música e a gente trabalhou a letra até que ficou nessa versão. Mas a música não pegou (risos). Já estava até meio deixada de lado, até que na descida da rampa do Maracanã, puxando ela, começou a pegar ali, do lado de fora. Foi naquele ano que o Flamengo tinha sido eliminado da Libertadores, mas foi para a final da Sul-Americana contra o Independiente (2017). O Flamengo não ajudou, mas ali ela pegou e continuou. E emplacou de vez em 2019 quando o time abraçou a música. No Fla x Inter lá no Sul, o time vai comemorar com a torcida cantando. Ali eu vi que os próprios jogadores abraçaram, aí não tinha jeito. E a gente canta pedindo o mundo de novo até a hora que ele vai vir para a gente de novo, uma hora ele vem". — Eric Barceleiro, criador da música "Em Dezembro de 81". Em 2023, o jornal "Marca", da Espanha, elegeu as melhores músicas de torcidas pelo mundo e escolheu "Em Dezembro de 81" para a seleta lista. Inclusive o autor da melodia original chamada "Primeiros Erros", pop rock que inspirou a letra da versão rubro-negra, Kiko Zambianchi comemorou o feito mesmo sendo torcedor do Santos .

E agora com um Flamengo x Chelsea batendo à porta na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, surgiu a dúvida: colocar "os ingleses na roda" é normal? Qual é o retrospecto do clube enfrentando times do berço do futebol? A verdade é que esse jogão de sexta-feira, às 15h (de Brasília) e com transmissão da Globo e do sportv, vai ser um tira-teima histórico entre Flamengo e Inglaterra . Até hoje, o Rubro-Negro já enfrentou 10 vezes times ingleses, com quatro vitórias, quatro derrotas e dois empates, segundo levantamento do site "Fla Estatística", especializado na história do clube. A primeira vez foi um amistoso em São Januário em 1948, quando ainda não existia o Maracanã, contra o Southhampton, que levou a melhor e fez 3 a 1. No ano seguinte, o Flamengo deu o troco ganhando pelo mesmo placar do Arsenal, em outro amistoso disputado no estádio do Vasco, com dois gols de Jair Rosa Pinto e um de Durval.
No ano seguinte, foram mais dois amistosos e com dois empates. O primeiro foi 2 a 2 com o Nottingham Forest, com gols de Alfredinho e Duca, no estádio Maurice Dufrasne, em Liège, na Bélgica. E o segundo foi 1 a 1 com o Bolton Wanderers, com gol de Duca, no Parc des Princes, em Paris, na França. Em 1981, os melhores momentos de Flamengo 3 x 0 Liverpool, pela final do Mundial de Clubes Os ingleses voltaram a empatar a disputa em 1966, quando o West Bromwish foi até o Maracanã e venceu o amistoso por 2 a 1. Depois disso, o Flamengo só voltou a enfrentar um time da Inglaterra em 1981, no fatídico 3 a 0 sobre o Liverpool no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, que valia o título mundial.

Em 1994, durante uma excursão pela Ásia, o Flamengo enfrentou o Leeds United no Estádio Nacional de Kuala Lumpur, na Malásia. E venceu por 2 a 1, com gols de Magno e o então jovem Rodrigo Mendes, prata da casa que marcou na época pela primeira vez como jogador profissional. Com isso, o Rubro-Negro chegou a abrir 4 a 2 no duelo com os ingleses, mas eles buscaram o empate nos últimos confrontos. Em 1998, o Flamengo disputou o Torneio de Amsterdã, na Holanda, mas perdeu nos pênaltis para o Vitesse e enfrentou o Chelsea na disputa pelo terceiro lugar. Os dois times foram a campo com muitos reservas nesse jogo (até o técnico adversário Vialli, ex-atacante, atuou nessa partida e fez gol).
E os ingleses é que colocaram o Rubro-Negro na roda: goleada de 5 a 0 no estádio GelreDome, na cidade de Arnhem (veja no vídeo acima). E a última vez foi em 2019. O time mágico dirigido por Jorge Jesus enfrentou o Liverpool novamente na decisão do Mundial de Clubes, dessa vez no estádio Khalifa em Doha, no Catar. O Flamengo conseguiu fazer um jogo duro, empatou por 0 a 0 no tempo normal, mas acabou perdendo na prorrogação por 1 a 0 (veja no vídeo abaixo), e os ingleses empataram a disputa em 4 a 4.
Flamengo e Chelsea se enfrentam nesta sexta pela segunda rodada do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes. As duas equipes venceram pelo mesmo placar de 2 a 0 na estreia. O Rubro-Negro contra o Espérance, da Tunísia, e os Blues diante do Los Angeles FC, dos Estados Unidos. Mas os brasileiros levaram menos cartões amarelos e lideram a chave no critério de desempate.

Comentários do Facebook -