De la Cruz, em recuperação de entorse no joelho esquerdo, ainda não entrou em campo pelo Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. Na noite de domingo, o meia, acompanhado pelo médico Luiz Macedo, realizou novos exames de imagem em um hospital nos Estados Unidos. Não foi constatada lesão, mas ele corre risco de não atuar na competição. O uruguaio ainda sente um incômodo. O local ficou muito inchado nos últimos dias, logo depois que De la Cruz foi integrado ao elenco e fez as atividades junto ao grupo. Na quarta e quinta-feira, antes de enfrentar o Chelsea, o uruguaio participou do treinamento, mas sequer foi relacionado para o duelo.
De la Cruz ficou fora até do banco de reservas contra o Chelsea por uma opção da comissão técnica de Filipe Luís, já que ele fez apenas duas atividades com o grupo - sendo apenas uma sem restrição. A expectativa era tê-lo à disposição contra o Los Angeles, no entanto, o quadro clínico do jogador regrediu. O uruguaio não foi a campo na atividade desta segunda-feira, a última antes de enfrentar o Los Angeles FC, na terça-feira em Miami. De la Cruz, agora, vira uma incógnita para a Copa do Mundo de Clubes. Há uma chance do departamento médico rubro-negro optar por preservá-lo no torneio para não comprometer o restante da temporada.
Internamente, o quadro de De la Cruz é tratado como complexo. Ele apresenta um problema crônico no joelho direito, e o fato respinga também no joelho esquerdo, principalmente pela compensação de força, o que dificulta a recuperação de qualquer problema no local. O uruguaio já passou por quatro cirurgias na carreira (antes de chegar ao Fla): três no joelho direito e uma no esquerdo. De la Cruz sofreu uma entorse no joelho esquerdo no dia 18 de maio, no clássico com o Botafogo. Na ocasião, o exame apontou um problema no ligamento colateral medial.

Após reiniciar os trabalhos em campo, o meio-campista De La Cruz voltou a apresentar dores no joelho esquerdo. Exame de imagem realizado no último domingo (22) não identificou nova lesão no local. Nos Estados Unidos para a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o atleta seguirá sob os cuidados do Departamento Médico do Flamengo.
Nota oficial do Flamengo
Comentários do Facebook -