Rizek aposta no Flamengo e exalta Filipe Luis: "Será um dos maiores treinadores do mundo" A ligação entre Flamengo e Alemanha não é uma novidade, mas ganhará um novo capítulo neste domingo, às 17h (de Brasília), em Miami. O Rubro-Negro vai desafiar o temido Bayern de Munique em busca de uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Qualquer que seja o resultado, o duelo aumenta os laços com o país como o primeiro jogo oficial contra um time do Alemanha. Relação que é antiga e envolve: homenagem em camisa histórica da Copa do Mundo, crias de sucesso no país, flerte com jogador e até ações especiais em conjunto. Voz do setorista: De novo? Trave rouba a cena em treino do Flamengo; veja Camisa do 7 a 1 Inspiração na Copa do Mundo de 2014, o Flamengo agora tem a missão de dar aos alemães uma lembrança amarga da camisa vermelha e preta.

A inspiração era tratada como piada até ser confirmada após o lançamento oficial. Nas imagens vazadas, os torcedores brincaram sobre a semelhança, mas a fornecedora de material esportivo afirmou que era "uma clara referência ao popular clube Flamengo, do Rio de Janeiro, para trazer sorte na Copa do Mundo de 2014". A ligação fez até a torcida comprar a ideia e começar a torcer pelos alemães. Quem jogará de vermelho e preto no duelo pelas oitavas da Copa do Mundo de Clubes é o Flamengo, mandante do confronto.
Inclusive, assim como a Alemanha naquele 8 de julho de 2014, dia do fatídico 7 a 1, o time carioca também terá calção preto e meias pretas e vermelhas. Daquele time que humilhou o Brasil, Neuer e Müller foram titulares e também encontram o Flamengo neste domingo. O atacante, inclusive, marcou o gol que deu início à goleada no Mineirão. Vários atletas daquela equipe já se aposentaram e, além da dupla, outros quatro eram do Bayern, base da seleção há anos.
O polonês naturalizado alemão Lukas Podolski criou forte relação com o Flamengo durante a Copa do Mundo de 2014. Ele costumava aparecer com a camisa do time carioca nos momentos de folga com a seleção alemã e também interagia nas redes sociais. Os torcedores o adotaram como xodó e começaram uma campanha "Fica, Poldi", pedindo que não fosse embora do Rio de Janeiro. Outro que também vestiu rubro-negro foi Schweinsteiger, ídolo do Bayern.
Alguns jogadores revelados pelo Flamengo fizeram fama na Alemanha. Como por exemplo Renato Augusto. Depois de se destacar pelo Rubro-Negro, o meia foi vendido em 2008 ao Bayer Leverkusen por 10 milhões de euros (cerca de R$ 25 milhões na época). Mesmo sendo atrapalhado por lesões, ele passou quatro temporadas no clube. Outro que saiu do Flamengo direto para o Bayer Leverkusen foi Juan. O zagueiro se destacou quando subiu ao profissional e deixou o clube em 2002.
No aniversário de 127 anos, o Flamengo recebeu um recado especial de Thomas Müller. Em postagem nas redes sociais, o alemão parabenizou pela data, pelo título da Libertadores e desejou sorte no Mundial de Clubes. Em ação conjunta, ele enviou uma camisa do Bayern ao rubro-negro Arturo Vidal, com quem jogou junto entre 2015 e 2018. Essa não foi a única interação entre os clubes. Em 2021, os dois times promoveram um bate-papo entre os atacantes Lewandowski e Gabigol.

Em 2014, ainda no hype do título da Alemanha na Copa do Mundo no Brasil, um jogador brasileiro ganhou o apelido de "Schweinsteiger do Maranhão", tanto pela semelhança física com o astro alemão quanto pela posição no campo. O homenageado era o volante Jonas quando ele defendia o Sampaio Corrêa. E a alcunha pegou de vez quando foi contratado pelo Flamengo no início de 2015. De bem com a vida no Flamengo na época, quando começou a ganhar espaço no time de Vanderlei Luxemburgo, Jonas aprovou a brincadeira que o compara ao craque do Bayern de Munique: "Isso aí é o folclore do futebol, a torcida bota. É legal isso, o carinho da torcida, e a gente acaba se enquadrando. Se Deus quiser vai dar tudo certo".
Ao longo de sua história, na época das excursões, o Flamengo já jogou 26 amistosos contra clubes ou seleções da Alemanha, e 17 desses duelos aconteceram no país europeu. E o Rubro-Negro mais venceu do que perdeu ou empatou: são 13 vitórias, oito empates e cinco derrotas, o que equivale a um aproveitamento de 60,2%. Veja abaixo a lista de partidas: Flamengo 1 x 1 Eintracht Frankfurt (1954) Flamengo 2 x 2 Nuremberg (1954) Flamengo 2 x 2 Stuttgart (1954)...
Comentários do Facebook -