Boto explica redução de multas e faz balanço de seis meses no Flamengo

29/6/2025 17:00

Boto explica redução de multas e faz balanço de seis meses no Flamengo

Boto explica redução de multas e faz balanço de seis meses no Flamengo

Boto faz balanço dos primeiros seis meses no Flamengo A intensidade é algo que os europeus tanto se gabam dentro de campo, mas fora das quatro linhas dá para dizer que ela não faz cócegas no futebol brasileiro ou sul-americano. Calendário apertado, viagens muito longas, jogos em calor elevado ou na altitude, fanatismo da torcida trajado de pressão... Nos corredores do Ninho do Urubu, José Boto costuma brincar que um mês no Flamengo equivale a três ou mais nos outros clubes em que trabalhou. Ele não esconde que sofreu para se adaptar a muitas coisas. Mas os cabelos brancos não são sinais desse envelhecimento psicológico. Afinal, o dirigente português já chegou grisalho para trabalhar no Brasil como diretor executivo de futebol do Flamengo. Um cargo de tamanho comprometimento que Boto diz ainda sequer ter conseguido aproveitar o Rio de Janeiro. A única folga em seis meses usou para conhecer Búzios, na Região dos Lagos. Em entrevista exclusiva ao ge nos Estados Unidos (a segunda parte vai ao ar nesta segunda-feira), Boto fez um balanço de seu primeiro semestre no Flamengo e no futebol brasileiro, que inclui dois títulos, duas derrotas, três contratações (Juninho, Danilo e Jorginho), a liderança do Brasileirão, uma classificação suada na Libertadores e uma surpreendente campanha na Copa do Mundo de Clubes. E passou por temas polêmicos, como por exemplo as reduções das multas rescisórias em recentes renovações de contratos, como de Gerson e Pulgar; e a aposta até aqui infrutífera em Juninho, o seu primeiro reforço. Veja a entrevista na íntegra: ge: qual balanço faz desses primeiros seis meses? Boto: — Só pode ser um balanço positivo. Quando se ganha todos os troféus que havia para ganhar, quando se é líder do Brasileirão, está na fase mata-mata da Libertadores, estamos em um Mundial e passamos da fase de grupos, que era o grande objetivo... É difícil querer mais, né (risos)? Não se pode ser campeão em junho, portanto é difícil pedir mais. As três contratações só provam que o elenco era muito bom e que não valia a pena, naquela fase, até porque havia alguma dificuldade financeira, estar a mexer muito no elenco.

Boto faz balanço dos primeiros seis meses no Flamengo
Boto faz balanço dos primeiros seis meses no Flamengo

hoje me sinto mais capacitado para identificar as coisas que temos a melhorar do que naquela altura, embora algumas coisas que eu tinha identificado continuam, mas era sempre coisas "feitas muito em cima do joelho", não sei se vocês têm essa expressão, feito à pressa (risos), do que algo muito ponderado como vai ser agora. Qual foi a situação mais difícil que precisou lidar? — Todos os dias são um desafio, da forma que eu tenho de encarar essa função. É uma função que tem que estar no dia a dia. A minha grande preocupação é que não falte nada aos jogadores e o treinador se sinta confortável todos os dias. Isso como é óbvio, implica estar no dia a dia, perceber as coisas que estão mal, tentar que as pessoas que emendem sem ter que ir a extremos de partir, dizer que não servem. Isso para mim foi a parte mais difícil.

Achei que você fosse falar também em relação à dificuldade de receber de clubes brasileiros... — Essa é outra questão. Desde que a Uefa implementou o fair play financeiro isso acabou. Mas, há muitos anos no futebol, também passei na Europa algumas dificuldades de não receber, de haver uma concorrência que acaba por ser desleal. Acho que isso é uma das coisas que a CBF vai ter que tomar em atenção para melhorar a qualidade do espetáculo, do produto, que na minha opinião tem muito potencial para ser vendável até para a Europa. Mas o fuso horário não é um empecilho para isso? — Depende.

Boto revela conversa e elogios de Arsène Wenger ao Flamengo
Boto revela conversa e elogios de Arsène Wenger ao Flamengo

É óbvio que ninguém vai ver um jogo às 3h da manhã em Portugal, na Espanha... Mas se o jogo for às 22h, como há alguns... Eu via muitos jogos do Brasileirão, nem por trabalho, mas por lazer, via com meus filhos muitas vezes às 22h, 23h, vai até 1h da manhã. Voltando ao tema de dificuldade para receber, tem um clube em Portugal que até hoje não pagou pelo Igor Jesus e o André, que é o Estrela da Amadora... — Não vou dizer que a liga portuguesa é uma maravilha porque não é, há muitos clubes também que devem tanto ou mais que os clubes brasileiros. Mas para nós é muito mais fácil lidar com essas situações na Europa porque fazemos uma queixa à Fifa e ela já fez um transfer ban ao Estrela da Amadora. Ou seja, não podem inscrever jogadores enquanto não nos pagar a dívida, e vão acabar pagando. É isso eu falta no Brasil: não pode inscrever jogadores enquanto não paga o que deve. Acho que é uma medida simples, mas vai tornar a competição muito mais leal.

Como estamos ansiosos para ver como vamos nos sair contra a melhor equipe da Europa
" width="100%" />

A campanha que o Flamengo vem fazendo na Copa do Mundo de Clubes pode aumentar a cobiça sobre o elenco? — É óbvio quando tu faz uma boa campanha numa competição que tem uma visibilidade grande, as pessoas têm ideia de que isso pode aumentar o interesse nos jogadores, sejam do Flamengo ou outro clube qualquer. Mas isso é uma área que conheço bem e sei que ninguém compra nenhum jogador por causa de um Mundial. O que pode acontecer num Mundial, numa final de Champions ou Mundial de seleções, é que clubes que estejam à espera de uma competição, onde os jogadores vão ser postos à prova num outro nível, para tomar a decisão se comprar.

643 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- PRESENÇA ILUSTRE! Ídolo do Flamengo faz visita na Gávea
- LEMBRA DELE? Ex-presidente do Flamengo faz proposta por SAF do Confiança
- DÍVIDA INESPERADA: Ex-técnico processa Flamengo e cobra valor de R 723 mil



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade