Desculpa do Diretor da Base do Flamengo por Comentário Polêmico sobre Jogadores Africanos

14/7/2025 23:28

Desculpa do Diretor da Base do Flamengo por Comentário Polêmico sobre Jogadores Africanos

Desculpa do Diretor da Base do Flamengo por Comentário Polêmico sobre Jogadores Africanos

Novo diretor das categorias de base do Flamengo, Alfredo Almeida, pediu desculpas por fala polêmica sobre jogadores africanos nesta segunda-feira (14), em apresentação no CT Ninho do Urubu. O português afirmou que atletas da África têm mais valências físicas, enquanto os da Europa se destacariam pela parte mental. A assessoria do Rubro-Negro encaminhou ao portal "Ge" um pedido de desculpas do dirigente. O profissional afirma que o trecho foi isolado de contexto e gerou interpretações que não refletem o pensamento dele. "Durante a entrevista coletiva de minha apresentação como diretor da base do Flamengo, fiz uma explanação mais ampla sobre os diferentes perfis de atletas ao redor do mundo e as valências que costumam ser observadas por clubes no processo de formação e recrutamento. Um trecho específico da minha fala, isolado do contexto geral, acabou gerando interpretações que em nada refletem meu pensamento. Por isso, peço desculpas se a forma como me expressei causou qualquer desconforto. Não houve, em momento algum, a menor intenção de soar discriminatório. Tenho total consciência de que há atletas com grande capacidade tática no futebol africano, assim como existem jogadores europeus com enorme talento criativo e brasileiros com impressionante força física. As características dos jogadores não se limitam à sua origem geográfica. Reforço meu respeito a todas as culturas, povos e escolas do futebol. Sigo comprometido com o trabalho de formação no Flamengo, pautado por valores como inclusão, diversidade, ética e desenvolvimento integral dos nossos atletas."

Alfredo Almeida foi apresentado como novo diretor das categorias de base do Flamengo em entrevista coletiva nesta segunda-feira (14), no Ninho do Urubu. Durante a conversa com a imprensa, uma de suas respostas gerou críticas de especialistas em questões raciais. Questionado sobre a possibilidade de resgatar características tradicionais na formação de jogadores brasileiros, com foco na criatividade em vez da ênfase física, o dirigente português respondeu da seguinte forma: — Aquilo que o atleta brasileiro tem, provavelmente não há em mais nenhuma parte do mundo. Tem a ver com o dom, a magia, a irreverência, a bola fazer parte do corpo, a relação com a bola. Isso não existe em quase parte nenhuma do mundo. Depois, existem outras zonas do globo onde há outras valências. Como, por exemplo, a África tem valências físicas como quase nenhuma parte do mundo. Se quisermos ir para a parte mental, temos que ir a outras zonas da Europa, do globo — disse Almeida. Diretor das categorias de base do Flamengo, Alfredo Ameida durante apresentação.

Alfredo Almeida diretor Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

508 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Respondeu o técnico do PSG? Filipe Luís responde Luis Henrique após fala sobre o Flamengo
- Plata cobra desempenho e desafia Flamengo a vencer Pyramids e garantir vaga na final
- Craque chegando!! Flamengo fecha contratação milionária de artilheiro para 2026



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade