Reforço do Flamengo, saúl ñíguez enfrentou depressão e queda de rendimento.

23/7/2025 10:15

Reforço do Flamengo, saúl ñíguez enfrentou depressão e queda de rendimento.

Reforço do Flamengo, saúl ñíguez enfrentou depressão e queda de rendimento.

Reforço do Flamengo nesta janela de transferências, Saúl Ñíguez vem de temporadas difíceis na Europa. Ídolo do Atlético de Madrid, da Espanha, o meio-campista passou por empréstimos recentes e tenta recuperar a melhor forma física e mental. Apesar de acumular mais de 400 partidas pelos colchoneros, o espanhol de 30 anos perdeu espaço no clube. Em 2021/22, a diretoria decidiu emprestar Saúl ao Chelsea, da Inglaterra, como forma de tentar recuperar o jogador. Porém, o meia fez apenas 23 partidas e recebeu críticas por não conseguir se adaptar à Premier League. Nas duas temporadas seguintes, foi reserva no Atleti, recebendo oportunidades em momentos de ausências do elenco enxuto por lesão. A tentativa dos mandatários foi a mesma no último verão europeu: empréstimo do jogador, desta vez ao Sevilla. No time espanhol, Ñíguez fez apenas 26 partidas, lidando com problemas de contusão, e ajudou os Palanganas a fugir do rebaixamento na penúltima rodada de La Liga com um gol e seis assistências ao longo da jornada. Para entender melhor a situação recente do reforço do Flamengo, o Lance! conversou com os jornalistas Javi Amaro, espanhol e atualmente no "Marca", e Marcos Durán, argentino que sobre o Atlético de Madrid no "Relevo".

Saúl - Flamengo
Crédito: Lance

Javi Amaro atribui as escolhas ruins e problemas de adaptação à posição e a novos clubes, como o Chelsea, às temporadas abaixo de Saúl. Além disso, cita problemas não só físicos, mas mentais do atleta. — Ele nunca se sentiu confortável na nova posição que lhe foi atribuída, à esquerda, onde treinava. Ele também passou por situações difíceis, psicologicamente falando, e isso impactou severamente seu futuro a curto prazo. Depois disso, os locais que ele escolheu foram decisões desastrosas, especialmente por parte do Chelsea. Isso levou a um ciclo futebolístico que o impediu de estar em sua melhor forma — avaliou o jornalista.

Para Marcos Durán, o declínio de desempenho do espanhol passou, principalmente, pelo aspecto mental e físico, fazendo com que não estivesse "à altura do Atlético". - A verdade é que a passagem de Saúl pelo Atlético de Madrid já havia terminado na temporada passada, quando ele foi emprestado. Seu alto salário era o maior problema de Saúl, já que seu desempenho não correspondia a esse alto salário. Seu declínio de desempenho se deveu principalmente à parte mental e física. Saúl era um jogador muito importante devido à sua velocidade, força e capacidade de entrar na área. Ele perdeu isso e não estava à altura do Atlético - disse Durán.

As situações psicologicamente difíceis as quais se refere o espanhol, fazem parte de episódio de depressão que Saúl Ñíguez enfrentou nos últimos anos. Em 2021, às vésperas do Dia Mundial de Combate à Depressão, o jogador fez coro à busca por ajuda psicológica. — Isso ajuda como tudo, mas o que conta é o trabalho diário, não desanimar e o trabalho com pessoas de fora do clube. Não é apenas trabalho físico, mas de muitas maneiras. Cada pequena ajuda, e o trabalho compensa. Não falamos sobre isso porque não transmite para quem está de fora como é o futebol, nem mesmo para os torcedores. Futebol não é só 11 jogadores correndo atrás da bola; é sentido muito aqui. O que acontece em campo se reflete na sua família, nos seus amigos e na sua relação com o mundo… É complicado quando as coisas não estão indo como você quer, e você trabalha duro, e mesmo assim elas não estão indo como você quer — disse Saúl na época.

Saúl Niguez é o novo reforço do Flamengo
Crédito: Lance

Em campo, Ñíguez também demonstrou queda de rendimento e de números de partidas. Sobre a adaptação necessária ao futebol brasileiro, Amaro faz comparação com a situação vivida pelo meio-campista no Chelsea. Contudo, disse que o jogador precisa estar em um lugar onde se sente importante e acolhido. Durán seguiu a mesma linha de raciocínio. — Um dos problemas que ele teve na Inglaterra foi a falta de adaptação a uma nova liga. No Sevilla, ele teve um bom desempenho em partes da temporada, e acho que algo semelhante aconteceria com ele no Brasil. Ele precisa se sentir confortável, importante, compreendido e respeitado. Desde que chegou ao Sevilla, ele mostrou que estava investido no projeto e no clube, e isso o ajudou a ter um desempenho em algumas partidas como esperado. Se o clube que o contratar conseguir fazê-lo se sentir importante, acho que ele poderá jogar em um nível muito alto novamente — disse Amaro.

No Flamengo, Saúl será comandado por Filipe Luís, com quem dividiu vestiário por anos no Atlético de Madrid. O técnico rubro-negro, inclusive, participou das conversas pela contratação e ajudou a convencer o espanhol a vir ao Brasil, conforme apurou o Lance!. Questionado, Javi Amaro, classificou o ex-lateral-esquerdo como "grande companheiro" de Saúl e acredita que o treinador saberá protegê-lo. Para acompanhar as notícias do Flamengo , acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real

800 visitas - Fonte: -


VEJA TAMBÉM
- Respondeu o técnico do PSG? Filipe Luís responde Luis Henrique após fala sobre o Flamengo
- Plata cobra desempenho e desafia Flamengo a vencer Pyramids e garantir vaga na final
- Craque chegando!! Flamengo fecha contratação milionária de artilheiro para 2026



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade