Único brasileiro presente na lista dos 30 clubes com maior faturamento do mundo na atualidade, o Flamengo surge como um “intruso” em uma lista totalmente dominada pelo futebol europeu, cenário já visto há muitas décadas na modalidade. Mas dentro do Velho Continente, equipes gigantes brigam para assumir o posto de maior potência financeira no mundo da bola, posto que constantemente tem um dono diferente. A atualização mais recente do ranking, elaborado pela Deloitte com dados da temporada 2023/24, reforça algumas tendências que já eram possíveis de perceber no futebol há alguns anos.
Dos 30 clubes da lista, quase metade deles são ingleses, criando um cenário de disparidade grande na comparação com outros países, mas o que não garante a primeira posição de clubes com maior receita. Há dois anos, o Manchester City viveu sua temporada auge no que diz respeito aos títulos e venceu a Liga dos Campeões, resultado que fez o clube crescer sua imagem no cenário global do futebol, além, claro de encher o bolso com premiações milionárias. O time de Pep Guardiola levou a tríplice coroa de troféus na temporada 2022/23.
Mas a “era” do City foi curta e o posto de clube com maior faturamento entre todos no mundo voltou a ser de um gigante que há muitos anos frequenta as primeiras posições, o Real Madrid. A equipe espanhola carrega o status de “maior clube do mundo” para muitos torcedores, mas também justifica a fama e a própria pressão no elenco quando listas como essa são elaboradas.
Os cinco clubes mais ricos da temporada 2024/25 As cinco primeiras posições ficam completas com o Paris Saint-Germain, que na lista ainda não tem ao seu favor o fato de ter vencido sua primeira Champions, já que a o ranking foi feito com dados da temporada anterior. Ou seja, mesmo sem o auge técnico, o PSG já aparece como um relevante clube no aspecto da arrecadação financeira no futebol mundo afora. Isso prova um valor de marca importante para a equipe. Os parisienses aparecem com uma arrecadação de 805 milhões de euros numa única temporada, maior valor até então da história do clube. Com o título da Champions a final do Mundial em 2024/25, o número deve bater novo recorde.
O cenário é parecido com o Manchester United, quarto colocado, com a diferença que os Red Devils estão fora do primeiro patamar do futebol mundial há alguns anos, sem títulos de expressão. Mesmo assim, sempre demonstraram força financeira e seguem com um dos elencos mais caros e com um trabalho de marca exemplar. Por isso, os ingleses conseguem se manter estáveis no topo das listas de faturamento sem depender necessariamente de um resultado esportivo robusto.
O Flamengo é a grande surpresa da lista e aparece fechando o ranking da na trigésima posição. O rubro-negro carioca teve um faturamento de 198 milhões de euros na temporada 2023/24, assumindo a primeira posição do Brasil e de todo o continente americano. A equipe brasileira, no período analisado, não venceu troféus de peso, já que 2023 viu o Fluminense faturar a Libertadores e o Palmeiras ficar com o Brasileiro. Mesmo assim, o clube se mostra cada vez mais estável financeiramente, diversificando suas receitas e mostrando que tem capacidade de, em parte, competir com o poder financeiro de alguns europeus, principalmente da “classe media” da Premier League e outros clubes de tradição menos ricos, como Napoli, Roma, Benfica e Lyon.




Comentários do Facebook -