A Copa do Mundo de 1938, na França, marcou a afirmação do Brasil como potencial força do futebol mundial, com a Seleção conquistando um histórico terceiro lugar. Entre os protagonistas daquela campanha estava o atacante José Perácio, que alguns anos depois vestiria a camisa do Flamengo. O brilho nos campos, porém, foi interrompido por um chamado maior: o jogador integrou o grupo de mais de 30 mil brasileiros enviados à Segunda Guerra Mundial.
No dia 22 de agosto de 1945, há exatos 80 anos, o então atacante rubro-negro voltava ao Brasil depois do êxito em uma de suas conquistas certamente mais difíceis, a Batalha de Montese. Travado em abril de 1945, o confronto foi um dos mais intensos enfrentados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. Durante três dias de duelos pesados, com forte resistência inimiga e terreno difícil, os brasileiros conseguiram conquistar Montese, marcando uma das vitórias mais significativas do Brasil no conflito.
O craque da Copa de 1938 e então tricampeão carioca pelo Flamengo (1942, 1943 e 1944) desembarcou no Brasil ao lado de outros dois jogadores: Walter e Geninho, ambos do Botafogo. Perácio foi enviado para a Itália meses antes dos colegas, em março de 1944. Eles não atuaram na linha de frente do conflito, que matou aproximadamente 400 militares brasileiros.
A chegada do "Mariposa" ao porto do Rio de Janeiro levou ao cais uma grande multidão. Lá havia, na manhã de hoje, amigos e parentes dos bravos expedicionários, integrantes do segundo escalão, de façanha memorável nas campanhas da Itália.
Enquanto esteve na Itália, Perácio enviou uma carta a Ary Barroso, radialista rubro-negro, dizendo que representava não só sua pátria, mas também o Flamengo na Guerra e lembrando que este seria seu segundo confronto contra os italianos.
Longe de ser protagonista na Segunda Guerra Mundial, o atacante do Flamengo, com passagens por Villa Nova e Botafogo, fez sucesso nos campos. Perácio foi peça importante do tricampeonato rubro-negro, sendo o artilheiro do time no estadual de 1943, com 14 gols marcados.
<iframe class="podcast-iframe audiopub-player" frameborder="0" height="210" referrerpolicy="unsafe-url" scrolling="no" src="https://s3.glbimg.com/v1/AUTH_14ce1dbebbe64b1e8e955809a085692d/web-components/teste-ab.html?url=aHR0cHM6Ly9zMy5nbGJpbWcuY29tL3YxL0FVVE......</article>



Comentários do Facebook -