Flamengo e Barcelona se enfrentam neste sábado (23), no Maracanã, na decisão do Mundial sub-20. O confronto entre os atuais campeões da Libertadores da categoria e da Uefa Youth League, respectivamente, marca também o duelo de duas das principais categorias de base do futebol.
O Rubro-Negro conquistou as últimas duas edições do principal torneio de clubes da América do Sul e defende o posto de campeão da Copa Intercontinental. Em 2024, também no estádio Jornalista Mário Filho, os Garotos do Ninho venceram o Olympiacos, da Grécia, por 2 a 1 e levantaram o troféu.
Além de conquistas, a base do Flamengo se destaca também por revelar astros. Da Gávea saiu o atual melhor jogador de futebol do mundo eleito pela Fifa, Vini Jr, atualmente no Real Madrid. Em 2018, o atacante deixou o Rio de Janeiro rumo à capital espanhola por 45 milhões de euros (cerca de R$ 164 milhões na cotação da época), até hoje a maior venda da história do clube carioca. A história dos Garotos do Ninho, contudo, vem de muito tempo.
Desde Zico, Júnior, Leandro e outros ídolos campeões do mundo em 1981 até Adriano Imperador e Júlio César na década de 2000, a Nação tem orgulho do lema "craque o Flamengo faz em casa".
Do outro lado, está aquela que é provavelmente a fábrica de talentos mais reconhecida do futebol moderno. La Masia foi e é responsável por grande proliferação de jogadores históricos, que ajudaram a construir a história do Barcelona.
O maior deles é, sem dúvidas, Lionel Messi. Atualmente, quem carrega o peso de ser a principal revelação da base do Barça é Lamine Yamal. Com apenas 18 anos, o ponta-direita se consolidou como peça fundamental da equipe catalã e um dos principais jogadores de futebol do mundo. Não à toa, é um dos candidatos à Bola de Ouro da temporada 2024/25 e herdou a camisa 10 culé. O jovem, no entanto, não está no elenco que disputará o Mundial sub-20.




Comentários do Facebook -