Flamengo e Procuradoria têm visões diferentes sobre penalidade de Bruno Henrique

4/9/2025 18:53

Flamengo e Procuradoria têm visões diferentes sobre penalidade de Bruno Henrique

Flamengo e Procuradoria têm visões diferentes sobre penalidade de Bruno Henrique

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi punido com uma suspensão de 12 jogos e uma multa de R$ 60 mil pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A decisão foi tomada após julgamento ocorrido na quinta-feira (4) no Rio de Janeiro. Essa sanção se dá em decorrência de um caso relacionado à manipulação de apostas, no qual Bruno Henrique é acusado de informar ao irmão que receberia um cartão amarelo durante uma partida contra o Santos, realizada em novembro de 2023 no Estádio Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro.

A condenação atual é de primeira instância e levanta questionamentos sobre sua extensão: a pena se aplica somente ao Campeonato Brasileiro ou poderá influenciar competições paralelas, como a Libertadores? A interpretação do Flamengo é que a suspensão se limita ao Brasileirão, uma vez que o cartão amarelo foi recebido especificamente nesta competição. O advogado do clube, Michel Assef Filho, afirmou que o Código Brasileiro de Justiça Desportiva estabelece claramente que penalidades devem ser cumpridas no campeonato em que foram cometidas. “Portanto, neste caso, trata-se do Campeonato Brasileiro. Não há dúvida quanto a isso”, reforçou.

Por outro lado, o procurador do STJD, Caio Porto Ferreira, argumenta que a pena pode ser estendida para outras competições. Ele lembra que, em 2023, o pleno do tribunal decidiu que punições aplicadas no Brasil poderiam ser comunicadas à FIFA, a fim de que atletas punidos fossem impedidos de jogar em outras competições ou até mesmo em outros países, uma medida instaurada durante a Operação Penalidade Máxima. “Foi quando ficou assentada essa possibilidade de comunicar à FIFA a extensão dos efeitos da pena. Isso evita que um atleta cumpra suspensão em uma competição, mas jogue em outra ou até em outra jurisdição”, explicou o procurador.

Atualmente, como a decisão está em primeira instância, a suspensão de Bruno Henrique se restringe aos jogos do Campeonato Brasileiro. Apenas em caso de um recurso por parte da Procuradoria e um novo julgamento no pleno do STJD será possível considerar a ampliação da punição para outros torneios, incluindo os internacionais.

Michel Assef Filho, advogado do Flamengo
Michel Assef Filho, advogado do Flamengo.
Caio Porto Ferreira, representante da Procuradoria no Caso Bruno Henrique
Caio Porto Ferreira, representante da Procuradoria no Caso Bruno Henrique.

602 visitas - Fonte: lance


VEJA TAMBÉM
- Flamengo destrava estádio próprio, assume novo custo e avança em projeto bilionário
- ESTÁDIO AVANÇA! Flamengo recebe aval e custo do gasômetro sobe para r 161,7 milhões
- Filipe Luís visita CT do Atlético de Madrid e gera reflexão



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade