A Conmebol revelou o áudio do VAR a respeito da expulsão de Gonzalo Plata, jogador do Flamengo, que ocorreu após um lance com Facundo Rodríguez, do Estudiantes. A entidade que rege o futebol sul-americano reconheceu um erro do árbitro Andrés Rojas, mas destacou que, por se tratar de um segundo cartão amarelo, o VAR não poderia intervir na decisão tomada em campo. De acordo com a análise da Conmebol, no minuto 81 da partida, durante uma disputa pela bola, o atacante jogou a bola, enquanto o defensor chutou seu pé, fazendo com que ambos caíssem. O árbitro, no entanto, decidiu erradamente expulsar Plata com um duplo cartão amarelo.
A Conmebol explicou: "Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo do VAR e as regras do jogo, este pode intervir apenas em quatro situações revisáveis: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e confusão de identidade. Por não se tratar de uma infração que configure cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir." A análise também incluiu o diálogo entre os árbitros do VAR, que, notavelmente, não consideraram o toque da bola na mão de Rodríguez, ainda que os jogadores do Flamengo tenham solicitado um pênalti durante a jogada.
O Flamengo planeja protocolar um protesto na Conmebol, buscando a anulação da expulsão de Plata. A diretoria do clube pretende formalizar um ofício para que o atleta esteja disponível na partida de volta, marcada para a próxima quinta-feira (25), na Argentina.
No lance em questão, que ocorreu aos 82 minutos da segunda etapa, Gonzalo Plata já havia recebido um cartão amarelo e foi penalizado novamente por Rojas, que interpretou que o atacante acertou um chute em Rodríguez. O jogador equatoriano deixou o campo visivelmente insatisfeito e solicitou repetidamente que o juiz revisasse a situação no VAR, mas Rojas não foi ao monitor.
O Flamengo considera que houve um equívoco evidente por parte da arbitragem, e tanto o diretor de futebol José Boto quanto o técnico Filipe Luís expressaram seu descontentamento com os erros cometidos na partida. Com essa situação, o time carioca precisa de um empate fora de casa para avançar. Caso perca por um gol de diferença, a disputa irá para os pênaltis. O duelo de volta acontecerá no dia 25, às 21h30 (de Brasília), no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, e o vencedor enfrentará a equipe que sair por cima no confronto entre Racing e Vélez Sarsfield, em busca de uma vaga na decisão.
Próximos jogos do Flamengo:
- Vasco (C) - 21/09, 17h30 (de Brasília) - Brasileirão
- Estudiantes (F) - 25/09, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
- Corinthians (F) - 28/09, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão




Comentários do Facebook -