Maracanã avança em negociação de naming rights para Flamengo e Fluminense

10/10/2025 11:43

Maracanã avança em negociação de naming rights para Flamengo e Fluminense

Maracanã avança em negociação de naming rights para Flamengo e Fluminense

A administração do Estádio do Maracanã, sob a responsabilidade do Flamengo e do Fluminense, está em discussões desde o início do ano sobre a possibilidade de vender os direitos de naming rights do icônico estádio carioca. Nesse contexto, o Governo do Rio de Janeiro iniciou um importante passo para viabilizar esse processo: a análise técnica do edital de concessão do Maracanã pela secretaria da Casa Civil. Cabe ressaltar que o estatuto atual não proíbe nem prevê a negociação para venda de naming rights, conforme noticiado pelo 'Ge' e confirmado pela reportagem do Lance!

Se a venda dos direitos de naming rights for concretizada, o nome popular do Maracanã poderá ser alterado, enquanto o nome oficial continuaria sendo Estádio Jornalista Mário Filho. Para garantir a integridade do estádio, qualquer modificação em sua estrutura deverá ser aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um exemplo disso é a recente alteração na fachada do Morumbi, estádio do São Paulo, que ocorreu com a mudança do nome.

Ambos os clubes, Flamengo e Fluminense, veem a possibilidade de venda de naming rights com otimismo. Em reuniões com conselheiros do Flamengo, o presidente Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, expressou interesse em encontrar um parceiro para essa negociação. A SuperBet se destacou como uma potencial patrocinadora master, buscando ocupar esse espaço, enquanto atualmente já é patrocinadora do uniforme do Fluminense. A Betano, por outro lado, foi a empresa que firmou contrato com o Flamengo. O Tricolor também manifestou sua vontade de participar desse negócio.

Os clubes cariocas têm a gestão do Maracanã pelos próximos 20 anos e, caso consigam o aval necessário e negociem a mudança do nome, essa ação poderá gerar uma renda anual estimada em R$ 70 milhões. Contudo, persiste um certo receio entre os torcedores devido à importância e ao simbolismo do Maracanã no cenário do futebol nacional e mundial. O governador do Rio, Cláudio Castro, expressou sua preocupação quando comentou sobre o tema, afirmando que vê a possibilidade com certo ceticismo, especialmente por conta das questões legais envolvendo o estádio tombado. Ele reconheceu que o Maracanã é a casa do futebol brasileiro e questionou se os torcedores se habituariam a um novo nome, mas reiterou que o diálogo está totalmente aberto.

Além dos naming rights do estádio, setores do Maracanã também podem ser comercializados, semelhante ao que já ocorreu na Neo Química Arena, casa do Corinthians.

Maracanã, casa de Flamengo e Fluminense
Maracanã, casa de Flamengo e Fluminense (Foto: Lucas Bayer/ Lance!)
São Paulo Morumbis
Fachada do Morumbi (Foto: Divulgação/ São Paulo FC)
Setores da Neo Química Arena em 2022
Setores da Neo Química Arena em 2022 (Foto: Divulgação)

648 visitas - Fonte: lance


VEJA TAMBÉM
- FLA REAGE AO NÃO DE MARCOS LEONARDO! Clube retoma investida por Taty Castellanos na Europa
- Mercado Quente: River Plate projeta a volta de De La Cruz e acelera negociação
- Polêmica e Emoção: Felipe Melo projeta calma e cobra racionalidade da torcida do Fla




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade