O Flamengo se destacou recentemente em um estudo internacional que avaliou a performance de seus zagueiros Léo Pereira e Léo Ortiz. Ambos conseguiram superar renomados defensores do futebol mundial, entrando para o top 10 dos melhores defensores em construção de jogadas, também conhecida como "defensive build-up". Essa métrica avalia a habilidade de um jogador em iniciar ações ofensivas a partir da defesa, levando em consideração fatores como a precisão nos passes, a progressão de jogo e a participação nas fases iniciais das jogadas.
O levantamento, realizado pelo CIES Football Observatory, analisou os desempenhos dos jogadores nos últimos seis meses nas principais ligas ao redor do mundo, e o Campeonato Brasileiro mostrou uma presença significativa na lista. Léo Pereira se destacou ao garantir a 7ª posição, com uma impressionante nota de 95,6, enquanto Léo Ortiz ficou na 9ª colocação, com 94,0 pontos. A atuação da dupla é notável não apenas pela consistência defensiva, mas também pela qualidade técnica na transição da defesa para o ataque.
Os zagueiros do Flamengo se juntaram a nomes de destaque do futebol europeu, como Rúben Dias (Manchester City), William Saliba (Arsenal) e Dayot Upamecano (Bayern de Munique). Comparando seu desempenho com o de zagueiros brasileiros, nota-se que Lucas Beraldo, do Paris Saint-Germain, ficou em 10º lugar com 93,9 pontos, logo atrás da dupla rubro-negra. Alexsandro Ribeiro, também na mira da comissão técnica da Seleção, ficou na 24ª posição com 91,4 pontos.
Além de Léo Pereira e Léo Ortiz, outros clubes brasileiros também foram mencionados na lista, evidenciando a boa fase dos defensores nacionais. Thiago Silva e Freytes, do Fluminense, e André Ramalho, do Corinthians, também se destacaram, reforçando a qualidade dos zagueiros que atuam no Brasil.
O ranking mundial foi liderado por Rúben Dias, do Manchester City, que alcançou a nota perfeita de 100, seguido por Waldemar Anton, do Borussia Dortmund, com 98,0.




Comentários do Facebook -