Na última sexta-feira (17), o Flamengo divulgou uma nota oficial expressando seu "desconforto" em relação a uma ação inesperada realizada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em seu Centro de Treinamento, o Ninho do Urubu. A ESPN investigou os bastidores que levaram à insatisfação do clube e revelou que essa não foi a primeira visita surpresa da ABCD em 2025, mas o que realmente irritou os dirigentes foi a forma como a ação ocorreu.
A ação da ABCD coincidiu com a proximidade de um importante jogo diante do Palmeiras, que acontecerá no domingo (19) pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, a presença de três profissionais chamados de "escolta", que estavam acompanhando o treino, incomodou ainda mais a equipe técnica, especialmente o treinador Filipe Luís, que ficou preocupado com a falta de privacidade durante a prática dos jogadores.
Desde que José Boto assumiu a diretoria de futebol do Flamengo, o ambiente do CT tem sido cada vez mais "blindado". O clube já fez um pedido à ABCD para identificar os membros da escolta que estiveram presentes, questionando se eram médicos, enfermeiros ou ocupavam outros cargos. A visita da ABCD também impactou o treino ao interferir no trabalho de prevenção muscular, já que alguns jogadores, selecionados para o teste antidoping, precisaram interromper a atividade para se hidratar e coletar amostras de urina.
No total, dez jogadores foram escolhidos para os testes, sendo que oito deles eram titulares na partida contra o Botafogo na semana anterior. Os atletas selecionados foram: Léo Pereira, Léo Ortiz, Emerson Royal, Alexsandro, Arrascaeta, Pulgar, Carrascal, Pedro, Luiz Araújo e Samuel Lino.
A ABCD também realizou uma ação similar com o Palmeiras no mesmo dia, o que mostra um esforço generalizado de controle por parte da entidade. O jogo decisivo entre Flamengo e Palmeiras está programado para às 16h (de Brasília) no Maracanã, um clássico que promete ser repleto de emoções.
O Flamengo, em sua nota oficial, reafirmou seu compromisso com a transparência e o combate ao doping no esporte, mas ressaltou a necessidade de que essas ações sejam conduzidas com respeito à privacidade dos clubes e ao planejamento pré-jogo.
Próximos compromissos do Flamengo incluem o confronto contra o Palmeiras no dia 19 de outubro às 18h30 (de Brasília) e uma partida contra o Racing no dia 22 de outubro às 21h30 (de Brasília) pela CONMEBOL Libertadores, que será transmitida pelo Disney+. O Flamengo também enfrentará o Fortaleza no dia 25 de outubro às 19h30 (de Brasília) pelo Campeonato Brasileiro.




Comentários do Facebook -