No domingo (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do VAR relacionado a lances polêmicos durante a partida entre Flamengo e Palmeiras, que ocorreu no Maracanã, válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um confronto decisivo pela liderança, o Flamengo, sob o comando de Filipe Luís, venceu o Palmeiras por 3 a 2, igualando-se aos 61 pontos do rival, que permanece na liderança devido ao número de vitórias (19 a 18).
Os jogadores do Palmeiras manifestaram forte insatisfação com a arbitragem de Wilton Pereira Sampaio, ao ponto de o lateral-esquerdo Piquerez ser expulso após o término do jogo. Um dos lances criticados ocorreu logo aos três minutos do primeiro tempo, quando os palmeirenses pediram um pênalti em Jorginho por uma suposta falta em Gustavo Gómez. O VAR, sob a supervisão de Caio Max Augusto Vieira, não considerou que houve impacto suficiente para justificar a penalidade, afirmando: "Pra mim, essa mão é só uma referência, não tem impacto. Wilton, pode seguir. Os dois braços dele estão estendidos e não fazem a flexão com impacto para o empurrão".
Outro momento controverso analisado pelo VAR foi um possível pênalti ao Flamengo, após Bruno Fuchs ter contato com Pedro aos 40 minutos do primeiro tempo. Os palmeirenses alegaram que houve uma falta de Danilo em Vitor Roque na origem da jogada e um empurrão do atacante no zagueiro. Caio Max esclareceu: "Wilton, foram checadas duas possíveis faltas. Na origem da jogada, isso não faz parte da fase de ataque e, depois, o Pedro tem um encontrão com o defensor. O pênalti está confirmado. O jogador defensor se coloca à frente do atacante, que tenta se desvencilhar, e acaba tropeçando. Depois, ele comete o pênalti pisando no pé dentro da área." De acordo com o comentarista de arbitragem Carlos Eugênio Simon, houve erros nos dois lances analisados por Wilton Pereira Sampaio.
Os próximos desafios do Flamengo incluem: contra o Racing (C) no dia 22/10, às 21h30 (de Brasília), pela CONMEBOL Libertadores; contra o Fortaleza (F) no dia 25/10, às 19h30 (de Brasília), pelo Brasileirão; e novamente contra o Racing (F) no dia 29/10, às 21h30 (de Brasília), pela CONMEBOL Libertadores. Já o Palmeiras se preparará para jogar contra a LDU (F) no dia 23/10, às 21h30 (de Brasília), pela CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo pelo Disney+. Depois, enfrentará o Cruzeiro (C) no dia 26/10, às 20h30 (de Brasília), pelo Brasileirão, e novamente se encontrará com a LDU (C) no dia 30/10, às 21h30 (de Brasília), também pela CONMEBOL Libertadores, com transmissão ao vivo do Disney+.




Comentários do Facebook -