O estádio do Maracanã se encheu de comemoração na última quarta-feira (22), quando o Flamengo garantiu uma vitória por 1 a 0 sobre o Racing, no jogo de ida das semifinais da Libertadores. A partida, considerada uma das mais importantes do ano para o clube, recebeu 71.378 torcedores, mesmo com os ingressos a preços elevados. O evento gerou um recorde de arrecadação na temporada, totalizando R$ 9.714.891,25, dos quais 65.704 foram pagantes.
Esse valor superou a marca anterior, que era de R$ 5.835.870, registrado no jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Embora o público tenha sido quase igual, com 72.565 presentes, a diferença de arrecadação se deve ao preço médio dos ingressos, que foi de R$ 147,85 para a partida contra o Racing, o mais alto deste ano. Para comparação, o segundo jogo com maior custo médio foi contra o Estudiantes, em que o preço médio foi de R$ 99,31, R$ 48,54 a menos.
Além do já elevado preço médio, muitos torcedores que foram ao estádio são integrantes do programa de sócio-torcedor do Flamengo, que oferece descontos em troca de uma mensalidade. No entanto, o valor integral do ingresso para o setor mais barato na partida contra o Racing atingiu R$ 350,00, o custo mais alto de uma partida em que o Flamengo foi mandante em 2025. Comparando, o ingresso mais barato na Supercopa Rei, onde o Flamengo enfrentou o Botafogo em um campo neutro, custou R$ 360,00.
Outros jogos estão se destacando pelos altos preços de ingresso, como o duelo entre Palmeiras e LDU, cuja entrada mais barata para o público geral é de R$ 100,00 — também considerado um valor elevado para os padrões do Verdão neste ano.
A política de preços altos das entradas do Flamengo não se restringe ao jogo contra o Racing. Desde a nova gestão do presidente Luiz Eduardo Baptista, a equipe tem adotado essa estratégia. Embora muitos do departamento de futebol estejam a favor de diminuir os preços dos ingressos, o presidente se mantém firme na sua decisão, defendendo os altos valores da seguinte forma: “Se você coloca o preço barato, os ingressos acabam em duas horas e todo mundo diz que você é sacana. Se coloca muito caro, você tem reclamações.”
Durante o evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Bap afirmou que o preço dos ingressos varia conforme o momento e a importância do jogo. À medida que o Flamengo tem tido públicos recordes em todos os jogos, a prática parece ter sido bem-sucedida comercialmente.
Por outro lado, muitos torcedores expressaram suas preocupações em relação ao alto custo dos ingressos. Isabele, uma das torcedoras presentes, mencionou que muitos dos amigos dela, até sócios, preferiram não comparecer ao jogo devido aos preços, observando que a elitização do ambiente poderia afetar negativamente a atmosfera nas arquibancadas. Outro torcedor, Douglas, criticou a decisão de aumentar os preços em uma partida decisiva, ressaltando a importância de fidelizar o público que apoia a equipe ao longo da temporada.
Para acompanhar as últimas novidades sobre o Flamengo, os torcedores podem ficar atentos ao Lance!, que traz informações atualizadas em tempo real sobre tudo o que ocorre com o clube.




Comentários do Facebook -