O Campeonato Brasileiro está se aproximando de sua fase decisiva, com vários clubes lutando para garantir uma vaga na próxima edição da CONMEBOL Libertadores. Até agora, quatro equipes já garantiram a presença na fase de grupos de 2026: Flamengo, atual campeão continental, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol, que confirmou sua participação ao vencer o Vasco.
Além dessas, Botafogo, Fluminense e Bahia também estão na disputa por uma vaga, mas ainda não têm certeza se estarão na fase de grupos ou na etapa preliminar. Todas essas equipes fazem parte do grupo conhecido como G-7, que é o limite atual de classificados para a Libertadores do próximo ano. No entanto, existe a possibilidade deste número aumentar para G-8, dependendo do campeão da Copa do Brasil nas próximas semanas.
As semifinais da Copa do Brasil, que envolvem Vasco x Fluminense e Corinthians x Cruzeiro, acontecerão após a conclusão do Brasileirão. Se o Fluminense ou o Cruzeiro se consagrarem campeões, o G-8 será oficialmente estabelecido; por outro lado, se Corinthians ou Vasco conquistarem o título, permaneceremos com o G-7.
Essa possível adição de uma vaga interessa a várias equipes, como São Paulo, Corinthians, Grêmio, Vasco, Red Bull Bragantino e Atlético-MG, todas com chances matemáticas de finalizar o campeonato nessa posição. Os resultados dos jogos desta quarta-feira serão decisivos. O Corinthians enfrentará o Fortaleza no Castelão, o São Paulo jogará contra o Internacional na Vila Belmiro, o Bragantino medirá forças com o Vitória em casa e o Atlético-MG duelará com o Palmeiras na Arena MRV.
Uma vitória do São Paulo, por exemplo, elevá-los-á para 51 pontos, eliminando automaticamente Grêmio e Vasco da briga pela oitava vaga (os cariocas, vale ressaltar, ainda podem buscar a classificação através da Copa do Brasil). O Corinthians também está na mesma situação, com chances de se classificar por duas frentes. Uma estratégia viável seria finalizar em 8º lugar e, mesmo que percam no mata-mata, torcer para que Fluminense ou Cruzeiro ganhem o título e assim se beneficiem futuramente.




Comentários do Facebook -