Letícia Marques analisa a provável formação do Flamengo para a final do Mundial de Clubes contra o PSG, marcada para esta quarta-feira em Doha, Catar. O Flamengo busca a renomada conquista que não alcança há 44 anos, desde 1981. No elenco rubro-negro, três jogadores compartilham a experiência de terem vencido o torneio anteriormente, ao passo que no time francês, apenas dois atletas possuem esse feito no currículo.
Os únicos campeões do passado que integram a equipe do Flamengo são Danilo, Jorginho e Saúl, todos com títulos conquistados em edições do torneio quando ainda adotava o formato tradicional. Danilo, por exemplo, foi campeão em 2016 pelo Real Madrid, que disputou a competição após vencer a Champions League. Na final daquele ano, o Madrid enfrentou o Kashima Antlers do Japão, enquanto o Atlético Nacional da Colômbia representava a América do Sul como campeão da Libertadores. Embora parte do elenco, Danilo não atuou na partida, permanecendo no banco sob a liderança de Zidane, enquanto Cristiano Ronaldo e Benzema anotaram os gols da vitória por 4 a 2.
Jorginho e Saúl também possuem histórias semelhantes. Eles foram parte do time do Chelsea que se consagrou campeão mundial em 2021, ao vencer o Palmeiras, também um rival do Flamengo, na final do torneio. Ambos não entraram em campo na decisão, com Jorginho tendo jogado como titular na semifinal contra o Al Hilal, enquanto Saúl foi leftado no banco. Do atual elenco rubro-negro, jogadores como Ayrton Lucas, Bruno Henrique, Arrascaeta e Pedro participaram da recente edição do Mundial de Clubes, mas o Flamengo foi eliminado na semifinal pelo mesmo Al Hilal.
Além disso, em 2024, a Copa Intercontinental passou por uma reformulação em seu formato, agora exigindo que o representante sul-americano jogue pelo menos três partidas até a final. Em contrapartida, o PSG conta com apenas dois jogadores campeões: Achraf Hakimi e Lucas Hernandez. Hakimi fez parte do Real Madrid em 2017, quando conquistou o título, e foi reserva na vitória sobre o Grêmio, que contava com o atacante hoje no Flamengo, Everton Cebolinha. Lucas Hernandez, por sua vez, teve uma trajetória marcada pela mudança do Atlético de Madrid para o Bayern de Munique, onde conquistou a Champions League e, consequentemente, o Mundial de Clubes após derrotar o PSG na final de 2020, jogando como titular na decisão contra o Tigres.
O Flamengo e o PSG se preparam para um grande embate, marcado por histórias e experiências que podem influenciar o resultado final. Esta partida não é apenas sobre a conquista de um troféu; trata-se de honra, legado e do desejo ardente de trazer novos capítulos emocionantes para as respectivas histórias dos clubes envolvidos.




Comentários do Facebook -