A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) revelou sua lista dos melhores treinadores do mundo em 2025, destacando a presença de dois importantes nomes do futebol brasileiro entre os dez primeiros colocados. Filipe Luís, que se consagrou campeão da CONMEBOL Libertadores e do Brasileirão pelo Flamengo, faz sua estreia no ranking na 10ª posição, empatado com o croata Krunoslav Jurcic, do Pyramids.
Por outro lado, Abel Ferreira, que está à frente do Palmeiras desde 2020, ocupa a 9ª colocação, mesmo sem conquistar títulos durante a última temporada. A liderança do ranking é atribuída ao espanhol Luis Enrique, que foi campeão da Champions League e da Copa Intercontinental pelo Paris Saint-Germain. Ele é seguido pelo italiano Enzo Maresca, treinador do Chelsea, que vitorioso na primeira edição do Mundial de Clubes, venceu a equipe francesa. Hansi Flick, do Barcelona, completa o pódio na terceira posição.
Os dez melhores técnicos do mundo, de acordo com a IFFHS, são:
- Luis Enrique (Espanha) - PSG
- Enzo Maresca (Itália) - Chelsea
- Hansi Flick (Alemanha) - Barcelona
- Vincent Kompany (Bélgica) - Bayern de Munique
- Mikel Arteta (Espanha) - Arsenal
- Antônio Conte (Itália) - Napoli
- Simone Inzaghi (Itália) - Inter de Milão / Al-Hilal
- Xabi Alonso (Espanha) - Bayern Leverkusen / Real Madrid
- Abel Ferreira (Portugal) - Palmeiras
- Filipe Luís (Brasil) - Flamengo / Krunoslav Jurcic (Croácia) - Pyramids
A entidade também divulgou, recentemente, seu ranking dos melhores jogadores do mundo, onde Ousmane Dembélé, que recentemente recebeu o prêmio The Best, conquistou a liderança na lista da IFFHS. Lamine Yamal, do Barcelona, ficou com a segunda posição, seguido por Harry Kane, do Bayern de Munique. O top 5 é completado por Erling Haaland, do Manchester City, e Vitinha, do PSG. O brasileiro Raphinha, apesar de ter tido uma excelente temporada pelo Barcelona, ficou apenas em 9º lugar.
Em uma nota mais positiva para o Brasil, Estêvão se destacou entre os jovens talentos de até 20 anos, alcançando a 3ª colocação. O ex-jogador do Palmeiras, que atualmente atua pelo Chelsea, ficou atrás apenas de Lamine Yamal, o campeão, e de Désiré Doué.




Comentários do Facebook -