Um grupo de conselheiras do Flamengo se manifestou em resposta às declarações de Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, a respeito da jornalista Renata Mendonça. Durante uma apresentação sobre os feitos do clube em 2025, Bap fez comentários desrespeitosos, referindo-se à profissional como a “nariguda da Globo”, sem mencionar seu nome. Embora as conselheiras concordem com a crítica de Bap à TV Globo sobre a valorização do futebol feminino, elas repudiaram o ataque à jornalista e expressaram seu apoio a ela.
No comunicado divulgado, o grupo enfatizou a importância do respeito e acolhimento a todas as mulheres envolvidas no mundo do futebol, que tradicionalmente é dominado por homens. "Atletas, conselheiras, sócias, funcionárias, torcedoras, árbitras, jornalistas devem ser não somente respeitadas, independentemente dos seus posicionamentos, mas também acolhidas e enaltecidas para que tenhamos cada vez mais mulheres envolvidas em um mundo tão masculino e hermético às mudanças", afirma um trecho da nota.
Bap, em sua fala, criticou a forma como a emissora responsável pela transmissão dos jogos lida com o futebol feminino. Ele afirmou que, apesar da crescente audiência do segmento, a emissora continua subestimando seu valor. "A TV fica com os lucros do pacote de marketing e não distribui aos clubes", disse Bap, antes de atacar Renata de forma inapropriada ao desconsiderar seu papel como jornalista.
A Bancada Feminina do Flamengo, oficializada em março de 2022, visa defender uma maior representatividade das mulheres nas decisões do clube. Este ano, as conselheiras realizaram diversas iniciativas, como sugerir alterações em uma emenda de combate ao racismo e organizar discussões sobre violência contra as mulheres. Em resposta aos comentários de Bap, a Bancada manifestou seu desagrado, salientando que críticas à TV Globo deveriam ser feitas sem desrespeito às profissionais que atuam no setor.
"Reiteramos nossa luta em prol das mulheres no ambiente esportivo. Toda nossa solidariedade à Renata Mendonça", conclui o comunicado. A postura do grupo reflete um movimento crescente em prol do respeito e valorização das mulheres, que buscam seu espaço em um meio que ainda enfrenta desafios de igualdade.




Comentários do Facebook -