Na 40ª edição da tradicional premiação promovida pelo jornal "El País", Giorgian De Arrascaeta, jogador do Flamengo, foi eleito o Rei da América de 2025. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (31) e contou com a participação de vários atletas destacados da temporada. De Arrascaeta superou grandes nomes, como Lionel Messi, do Inter Miami, e Adrián Martínez, do Racing, encerrando o ano com essa honraria emblemática do continente.
O evento que celebrou o fim da temporada do futebol sul-americano não só premiou jogadores individualmente, mas também definiu a seleção do ano. Presentes estavam diversos atletas do Flamengo e do Palmeiras, incluindo De Arrascaeta, que se destacou na votação. Um total de 264 jornalistas de diferentes nacionalidades votaram para compor o time ideal, que reuniu os 11 melhores jogadores do continente. Grande parte dos escolhidos faz parte das equipes finalistas da Libertadores deste ano.
O time ideal escalado no esquema 3-4-3 teve De Arrascaeta como líder, junto de seus companheiros Agustín Rossi no gol, Danilo e Léo Pereira na zaga, além de Guillermo Varela e Erick Pulgar no meio-campo. A defesa foi complementada por Gustavo Gómez, enquanto Flaco López ficou encarregado do ataque. O time, que representa cinco nacionalidades — Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — trouxe ainda Santiago Sosa, "Maravilla" e Messi.
Abaixo, segue a lista dos 20 jogadores mais votados para integrar a honraria:
Atleta - Nacionalidade - Votos
Giorgian de Arrascaeta - Uruguai - 241
Gustavo Gómez - Paraguai - 201
Agustín Rossi - Argentina - 181
Adrián Martínez - Argentina - 138
José Manuel López - Argentina - 126
Santiago Sosa - Argentina - 122
Danilo - Brasil - 120
Leo Pereira - Brasil - 110
Guillermo Varela - Uruguai - 103
Lionel Messi - Argentina - 77
Erick Pulgar - Chile - 74
Vitor Roque - Brasil - 73
Jorge Carrascal - Colômbia - 72
Jorginho - Brasil - 71
Joaquín Piquerez - Uruguai - 69
Pedro Guilherme - Brasil - 46
Alex Sandro - Brasil - 39
Gabriel Rojas - Argentina - 36
Carlos Izquierdoz - Argentina - 33
Bruno Henrique - Brasil - 31
Além disso, Gabi Zanotti, do Corinthians, foi eleita a Rainha da América, superando a icônica Marta, do Orlando Pride, e a promissora paraguaia Claudia Martínez, do Olimpia. Filipe Luís, também do Flamengo, foi reconhecido como o melhor técnico do ano, à frente de Gustavo Costas, do Racing, e Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai.
O prêmio, que surgiu nos anos 1970 pelo jornal venezuelano "El Mundo", inicialmente premiava jogadores sul-americanos atuando em qualquer clube do mundo. Em 1986, quando "El País" assumiu a organização, o formato foi alterado: agora, apenas atletas e treinadores ativos no continente podem participar. A eleição é realizada por jornalistas de vários países, que escolhem os melhores jogadores e o melhor técnico da temporada.




Comentários do Facebook -