Juninho, que chegou ao Flamengo após uma passagem pelo futebol azeri, foi o primeiro reforço a ser anunciado na gestão de Bap em 15 de janeiro de 2025. Com pouca notoriedade e vindo de um mercado ainda inexplorado pelos brasileiros, o atacante se transferiu do Qarabag para o clube rubro-negro, gerando expectativas sobre um novo perfil de contratações. No entanto, a aposta em Juninho não se concretizou da forma esperada. Subsequentemente, o Flamengo passou a investir em jogadores com maior renome no futebol europeu.
A contratação de Emerson Royal, ex-jogador de Ponte Preta e Atlético-MG, exemplifica essa mudança. Apesar de ter uma carreira inicial no Brasil, o lateral-direito passou por clubes de destaque como Barcelona e Tottenham antes de ser adquirido pelo Flamengo. Com um status de “compor elenco”, ainda não conseguiu se firmar como titular absoluto ao lado de Filipe Luís.
Além de Emerson, outros reforços chegaram ao Rio de Janeiro com bastante pompa. Entre eles, destacam-se um zagueiro bicampeão da Champions League, um volante campeão da Champions e da Eurocopa, e um meia comparado a Neymar. Essa nova postura de contratações é reflexo não apenas da busca por qualidade, mas também do fortalecimento econômico do Flamengo, que conseguiu, na segunda janela, fazer o maior investimento em sua história ao desembolsar quase R$ 400 milhões em novas peças.
A lista de contratações pós-Juninho inclui jogadores como Danilo, Jorginho, Saúl, Samuel Lino, Jorge Carrascal, Vitão e Andrew, que juntas somam um investimento considerável. Para se ter uma ideia, Juninho foi adquirido por 5 milhões de euros (cerca de R$ 31 milhões), o que representa um investimento relativamente baixo, especialmente em comparação a outros reforços que chegaram a valores muito superiores.
Além disso, a diretoria do Flamengo considerou a contratação de Mikey Johnston, atacante irlandês do West Bromwich, mas a negociação foi cancelada após pressão interna. Com isso, a equipe decidiu direcionar seu foco a atletas de clubes na primeira divisão da Europa. Sobre Juninho, ele se tornou o primeiro atleta negociado pelo Flamengo nesta janela, com uma venda para o Pumas do México, onde não conseguiu se firmar, disputando 32 jogos e marcando apenas quatro gols durante sua passagem pelo clube.




Comentários do Facebook -