4/4/2014 07:32
Entre Carioca e Libertadores, Fla vive novo dilema contra série de fracassos
Time sofre para conciliar competições ao longo dos anos, mas volta ao Rio confiante em sequência de bons resultados depois de vitória fora de casa sobre o Emelec
Cabañas é marcado por Toró no jogo da eliminação do Fla em 2008 (Foto: AP)
O Flamengo precisava de um bom resultado em Guayaquil para se manter vivo na Taça Libertadores. A vitória por 2 a 1 sobre o Emelec-EQU deixou o time dependendo apenas de vencer o León-MEX, no Maracanã, quarta-feira, para garantir vaga nas oitavas de final da competição. De quebra, aumentou a motivação para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, domingo, contra o Vasco.
- Estamos muito aliviados. Tinha comentado que a viagem seria mais longa ainda se a gente tivesse perdido e o time estaria bastante desanimado para a final contra o Vasco. Domingo, temos essa decisão e depois vamos pensar na Libertadores - afirmou Paulinho.
No entanto, conciliar as duas competições não tem sido fácil para o Flamengo ao longo dos anos. O clube esteve em cinco das últimas oito edições da Taça Libertadores, mas chegou às quartas de final apenas em 2010, quando acabou eliminado pela Universidad de Chile.
Em 2007, o Flamengo perdeu por 3 a 0 para o Defensor, em Montevidéu, entre os dois jogos da final do Carioca contra o Botafogo. Venceu o título estadual, mas não se recuperou na Libertadores, conseguindo uma vitória por 2 a 0 no Maracanã, caindo nas oitavas de final.
No ano seguinte, o fato se repetiu. No entanto, o Flamengo conseguiu uma vitória por 4 a 2 sobre o América-MEX, na Cidade do México. Nesse jogo, Joel Santana optou por utilizar Leonardo Moura em um tempo e Juan no outro, com Luizinho como titular nos 90 minutos, preocupado com a condição física de seus titulares para a decisão do Carioca. Acabou funcionando. Na volta ao Rio, o time venceu o Botafogo e foi campeão estadual.
No entanto, na disputa da vaga nas quartas de final da Libertadores com o clube mexicano, o treinador deixou Cristian no banco e poupou Fábio Luciano. A derrota por 3 a 0, com o famoso gol do paraguaio Cabañas, e a consequente eliminação se transformaram em um dos maiores vexames da história rubro-negra.
Em 2010, o Carioca acabou mais cedo com o título do Botafogo vencendo os dois turnos. Sendo assim, o Flamengo se dedicou exclusivamente aos jogos da Taça Libertadores a partir da última rodada da fase de grupos. Chegou às quartas de final, mas foi eliminado pela Universidade de Chile, quando já disputava o Campeonato Brasileiro.
Na última participação, em 2012, o Carioca sequer havia chegado às semifinais da Taça Rio e o Flamengo já estava eliminado da Libertadores, ainda na fase de grupos. Agora, mais uma vez, o time colocará à prova a sua capacidade de administrar as duas competições do primeiro semestre do calendário. O primeiro passo para o sucesso foi dado em Guayaquil.
1758 visitas - Fonte: GE
VEJA TAMBÉM
- Flamengo vira a chave e foca na Recopa contra o Lanús
- Após vitória no Carioca, jogadores do Flamengo comemoram a classificação na Sapucaí
- Filipe Luís exalta evolução após vitória no clássico
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -