13/12/2012 12:24

Copa União: título rubro-negro completa 25 anos sob polêmica

Por conta de uma mudança de regulamento no meio da competição, a CBF não reconhece o título do Flamengo, o real campeão da edição de 1987 do Brasileiro

Copa União: título rubro-negro completa 25 anos sob polêmica

Campeonato Brasileiro de 1987, a Copa União, foi uma revolução no futebol do país, pois não só rompeu com as normas ditadas pela CBF, o que já foi um avanço extraordinário, como propôs um novo modelo de campeonato, infinitamente mais racional e lucrativo. Vale lembrar que a entidade, alegando uma crise financeira, desistiu de organizar o campeonato, empurrando a tarefa para o Clube dos 13, que promoveu uma competição enxuta, com média de público de Europa, como jamais havia ocorrido no Brasil.

O problema é que a CBF, pressionada sob o aspecto político, cismou de mudar as regras no meio do caminho, o que contrariava a tudo e a todos, mesmo porque – e isso já é suficiente para contestar a sua intromissão – a entidade não era a organizadora do campeonato. Por isso, estabeleceu-se a confusão que está completando um quarto de século e que criou absurdamente dois campeões, um real, o Flamengo, e outro de mentirinha, o Sport, de Recife.

A Copa União de 1987, a de verdade, foi muito bom sob o ponto de vista técnico, o que se pode perceber na formação titular do time que conquistou o título, o Rubro-Negro carioca, que reuniu 11 craques que antes, durante ou depois defenderam a Seleção Brasileira, cinco dos quais Jorginho, Aldair, que era reserva!, Leonardo, Bebeto e Zinho –, foram campeões mundiais em 1994 nos Estados Unidos.

Aliás, se aquele campeonato – o promovido pelo Clube dos 13 – representou um sucesso em todos os sentidos, também não seria exagero afirmar que o título do Sport em 1987 é a maior mentira dos quase 110 anos da História do nosso futebol. Pena que a intromissão da CBF tenha deixado tal mácula.

3087 visitas - Fonte: Lance!


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

LEIA TAMBÉM:Everton Ribeiro relembra virada sobre o Emelec e diz que adversário “sentiu a pressão” da torcida

LEIA TAMBÉM:Flamengo teme que reforma tributária afete os clubes

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos do Flamengo da temporada


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Campeonato Brasileiro

Sábado - 17:00 - Mineirão - Premiere
Cruzeiro
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 17:00 - Maracanã
Flamengo
1 0
Santos