Na Memória: com dois de Müller, São Paulo vence Fla no Maracanã em 87

18/5/2014 09:07

Na Memória: com dois de Müller, São Paulo vence Fla no Maracanã em 87

Tricolores viraram pedra no sapato rubro-negro no ano do título da Copa União. Vinte anos depois, clubes travam briga judicial por "Taça das Bolinhas"

Na Memória: com dois de Müller, São Paulo vence Fla no Maracanã em 87
Ídolo do São Paulo, Müller foi carrasco do Fla na Copa União de 1987 (Foto: Hélder Rafael)

Agora comandado pelo técnico Ney Franco, que substitui Jayme de Almeida, o Flamengo encara o São Paulo neste domingo, no Maracanã, às 16h. Em 1987, ano em que o Rubro-Negro conquistou a Copa União, o Tricolor foi uma pedra no sapato flamenguista. Em jogo também disputado no Mário Filho, os paulistas venceram por 2 a 0 com dois gols de Müller.

O São Paulo abriu o placar do Maracanã bem cedo. Aos cinco minutos, Pita cobrou falta rasteira para o atacante Lê, que prontamente lançou para o companheiro Müller tocar na saída do goleiro Zé Carlos. E logo aos 18, o Tricolor fez o segundo. Bernardo fez um lançamento magistral para o lateral Zé Teodoro, que chegou à linha de fundo e cruzou para o camisa 7, de cabeça, fazer o segundo gol na partida. O tento colocou números finais ao resultado do jogo.

Foi na temporada de 87 que uma disputa entre Flamengo e São Paulo foi muito além de um jogo. O clube carioca, que sagrou-se campeão do Módulo Verde da Copa União, assim como o Internacional, não disputou um quadrangular decisivo. Do outro lado, Sport e Guarani, os dois melhores times do Módulo Amarelo, conquistaram vitórias por W.O. e fizeram a final da competição, com os pernambucanos ficando com o título. O impasse se deu por conta de uma disputa entre Clube dos 13 e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Em 1992, o Rubro-Negro foi campeão brasileiro, alegou que se tratava da quinta conquista e, portanto, seria o merecedor da, popularmente chamada, "Taça das Bolinhas", criada para premiar quem vencesse o Brasileirão três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas. A CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão de 1987 junto ao Sport, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça. O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.

Em setembro de 2012, a 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo negou o recurso do clube paulista no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. A decisão confirma a que já havia sido tomada pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio daquele ano. Na ocasião, o São Paulo se viu obrigado a devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal. O caso está parado no Supremo Tribunal de Justiça de Brasília. Em março deste ano, os cariocas perderam um processo movido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

1158 visitas - Fonte: SPORTV


VEJA TAMBÉM
- Flamengo tenta a contratação de Luiz Henrique, da Seleção Brasileira
- Recopa em jogo: remanescentes de 2020 lideram o Flamengo
- Fora de casa, Fla joga contra o Lanús nesta quinta



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade