18/5/2014 09:07
Na Memória: com dois de Müller, São Paulo vence Fla no Maracanã em 87
Tricolores viraram pedra no sapato rubro-negro no ano do título da Copa União. Vinte anos depois, clubes travam briga judicial por "Taça das Bolinhas"
Ídolo do São Paulo, Müller foi carrasco do Fla na Copa União de 1987 (Foto: Hélder Rafael)
Agora comandado pelo técnico Ney Franco, que substitui Jayme de Almeida, o Flamengo encara o São Paulo neste domingo, no Maracanã, às 16h. Em 1987, ano em que o Rubro-Negro conquistou a Copa União, o Tricolor foi uma pedra no sapato flamenguista. Em jogo também disputado no Mário Filho, os paulistas venceram por 2 a 0 com dois gols de Müller.
O São Paulo abriu o placar do Maracanã bem cedo. Aos cinco minutos, Pita cobrou falta rasteira para o atacante Lê, que prontamente lançou para o companheiro Müller tocar na saída do goleiro Zé Carlos. E logo aos 18, o Tricolor fez o segundo. Bernardo fez um lançamento magistral para o lateral Zé Teodoro, que chegou à linha de fundo e cruzou para o camisa 7, de cabeça, fazer o segundo gol na partida. O tento colocou números finais ao resultado do jogo.
Foi na temporada de 87 que uma disputa entre Flamengo e São Paulo foi muito além de um jogo. O clube carioca, que sagrou-se campeão do Módulo Verde da Copa União, assim como o Internacional, não disputou um quadrangular decisivo. Do outro lado, Sport e Guarani, os dois melhores times do Módulo Amarelo, conquistaram vitórias por W.O. e fizeram a final da competição, com os pernambucanos ficando com o título. O impasse se deu por conta de uma disputa entre Clube dos 13 e Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Em 1992, o Rubro-Negro foi campeão brasileiro, alegou que se tratava da quinta conquista e, portanto, seria o merecedor da, popularmente chamada, "Taça das Bolinhas", criada para premiar quem vencesse o Brasileirão três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas. A CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão de 1987 junto ao Sport, mas teve de voltar atrás por decisão da Justiça. O São Paulo só conquistou seu quinto título em 2007.
Em setembro de 2012, a 15ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo negou o recurso do clube paulista no processo de reintegração de posse da Taça das Bolinhas. A decisão confirma a que já havia sido tomada pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio daquele ano. Na ocasião, o São Paulo se viu obrigado a devolver o troféu para a Caixa Econômica Federal. O caso está parado no Supremo Tribunal de Justiça de Brasília. Em março deste ano, os cariocas perderam um processo movido no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
1158 visitas - Fonte: SPORTV
VEJA TAMBÉM
- Flamengo tenta a contratação de Luiz Henrique, da Seleção Brasileira
- Recopa em jogo: remanescentes de 2020 lideram o Flamengo
- Fora de casa, Fla joga contra o Lanús nesta quinta
Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Mais notícias do Flamengo
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas
Comentários do Facebook -