Jornalista: brasileiros deram espaço aos "pequenos" na Libertadores

20/5/2014 13:09

Jornalista: brasileiros deram espaço aos "pequenos" na Libertadores

Tim Vickery elogia campanhas de Bolívar, Nacional e Defensor, estreantes na fase semifinal, e diz que futebol do Brasil precisa refletir sobre queda

Jornalista: brasileiros deram espaço aos pequenos na Libertadores
Bolívar supreendeu a todos com organização em campo, diz Vickery (Foto: AFP)

Pela terceira vez seguida, a Taça Libertadores terá um campeão inédito. Este ano, no entanto, nenhum dos postulantes ao título é brasileiro, fato que não ocorria desde 1991. San Lorenzo, Bolívar, Defensor e Nacional do Paraguai farão as semifinais e, segundo o jornalista inglês Tim Vickery, chegam com mérito ao grupo dos últimos quatro times da competição.

Correspondente da BBC na América do Sul, Vickery acredita que times nunca antes campeões estão próximos da taça, deixando grandes clubes para trás, cumprindo regras básicas de planejamento e organização em campo. O jornalista acredita que faltou aos seis brasileiros eliminados - Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Atlético-MG, Atlético-PR e Botafogo - a disciplina dos "pequenos".

- Vamos ter dois finalistas inéditos. É impressionante. Mostra a total falta de previsibilidade. Vem da falta de qualidade. Os grandes times daqui vendem seus melhores jogadores, não conseguem manter um ciclo por longo tempo, e isso dá espaço para times menores e bem organizados fazerem campanhas mais interessantes - declarou no "Redação SporTV".

Bolívar, Nacional e Defensor nunca disputaram uma fase semifinal da Libertadores. San Lorenzo é o único entre eles e foi eliminado três vezes - é o único grande da Argentina ainda sem conquistar as Américas.

- Temos safra de técnicos interessantes, como Gustavo Morínigo, do Nacional, um técnico novo, que estava jogando há até pouco tempo. Bolívar marcou a mesma quantidade de gols fora que em casa. Tem sido muito forte fora, compacto e moderno. No jogo contra o Flamengo, no Maracanã, ficamos boquiabertos. Ganhou do campeão mexicano (Léon) na fase de grupos. Não é por acaso, mostra trabalho bem feito - disse Vickery.

Apesar de contar com um investimento maior que os vizinhos, os clubes brasileiros protagonizaram desempenhos abaixo do esperado na Libertadores, na opinião do jornalista. Somente o Grêmio, segundo ele, contou com o azar de ser eliminado em uma disputa de pênaltis, diante do San Lorenzo, nas oitavas de final.

- Com a vantagem absurda financeira do futebol brasileiro, é momento de refletir. Dos seis brasileiros, acho que só o Grêmio foi forte e não contou com a sorte. Os outros cinco mereceram cair - disse.

As semifinais da Libertadores só serão disputadas após a Copa do Mundo. Defensor e Nacional se encaram no dia 23 de julho, no Defensores del Chaco, enquanto San Lorenzo e Bolívar se enfrentam no mesmo dia, no Nuevo Gasômetro.

1054 visitas - Fonte: Sportv


VEJA TAMBÉM
- Flamengo encaminha renovação de Evertton Araújo até 2030
- BOMBA: Flamengo recebe proposta astronômica da Árabia por Carrascal
- Flamengo tenta a contratação de Luiz Henrique, da Seleção Brasileira



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade