Goleada nos números: Ney muda, mas Fla vai mal e sofre contra o Bahia

22/5/2014 08:38

Goleada nos números: Ney muda, mas Fla vai mal e sofre contra o Bahia

Apesar de novidades em relação à estreia, time não se encontra. Estatísticas apontam superioridade dos visitantes, que finalizam 24 vezes, contra só três do Rubro-Negro

Goleada nos números: Ney muda, mas Fla vai mal e sofre contra o Bahia
Elano disputa jogada: meia não conseguiu imprimir ritmo ao time do Fla (Foto: Rui Porto Filho / Ag. Estado)

Na véspera da partida, Léo Moura deu a dica: "Quando a fase não está boa, costumamos falar que primeiro temos que defender como equipe pequena e depois pensar em atacar". Parece que o time do Flamengo levou muito a sério as palavras de seu capitão. E os números do confronto com o Bahia mostram isso. Com uma formação mais defensiva, mesmo atuando como mandante, o Rubro-Negro sofreu pressão, teve menor posse de bola, fez menos cruzamentos, teve menos escanteios, cometeu mais faltas e levou um banho nas finalizações: 24 a 3.

Depois de escalar Hernane e Alecsandro juntos no último domingo, contra o São Paulo, e ver Ganso brilhar no Maracanã, o técnico Ney Franco optou por fechar o meio-campo e dar liberdade para a velocidade de Everton e Paulinho. Estratégia até compreensível, mas que não deu certo para um time que praticamente não tinha a bola. E se não tinha a bola, não tinha como usar suas armas de ataque. No primeiro, o Bahia chegou a ter 62% de posse contra 38% dos cariocas.

Na rara oportunidade de utilizar seus "pontas", o Flamengo abriu o placar: cruzamento de Everton para cabeçada de Paulinho, logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Foi aí que o time se fechou de vez para apostar nos contra-ataques. Ainda assim, teve apenas dois durante os 90 minutos diante de cinco do Bahia - que praticamente só atacava. Muito da menor posse de bola do Rubro-Negro se deu por mais uma atuação abaixo da média de Elano.

Com Alecsandro enfiando, e Everton e Paulinho abertos, o camisa 7 era o cara que devia segurar a bola no meio-campo e dar tempo para o time sair da defesa. Mas isso não acontecia. Elano praticamente ficou restrito a cobranças de falta o jogo todo.

Como Léo Moura e André Santos também demonstraram preocupação evidente com a defesa, o Flamengo não tinha a bola, não saía de trás e praticamente fazia somente aquilo que Ney Franco preparou para o time fazer: marcava.

As boas defesas de Felipe ao longo do jogo e as mais de duas dezenas de finalizações, entretanto, deixaram claro que o Flamengo correu atrás do Bahia, mas não marcou tão bem assim. Em todos os quesitos ofensivos, os baianos foram superiores. O único ponto negativo foi nos passes: 30 erros contra 27 dos cariocas - o que a maior posse de bola serve de explicação.



Depois de tanto defender "como time pequeno", o Flamengo foi castigado no fim. Melhor em campo, Talisca converteu em gol a falta - duvidosa - de Samir em Henrique. Castigo para quem na maioria do tempo abdicou de jogar para impedir que o rival jogasse. Após o jogo, Ney Franco foi objetivo e disse que o primeiro passo para o Rubro-Negro melhorar era admitir que o momento não é bom.

- Em momento nenhum fomos superiores. Fizemos um gol no primeiro tempo, tivemos duas oportunidades. A primeira coisa para recomeçarmos esse trabalho é aceitar isso. Não vou ficar arrumando desculpas para o resultado. Em alguns momentos, o Bahia esteve melhor que a gente em campo. Esta é a leitura do jogo.
Como treinador e os jogadores também sabem que a equipe tem que jogar mais do que está jogando. Temos que assumir isso e não transferir as responsabilidades. Lógico que a origem do gol dos caras não foi falta, mas acho que o jogo tem coisas a mais do que isso que temos que corrigir.

E para corrigir o Flamengo terá três dias de treinamentos. No domingo, o rival é o Santos, no Morumbi, pela sétima rodada do Brasileirão. Com cinco pontos, o Rubro-Negro continua na 16ª colocação no campeonato.

908 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Amizade com o rival! Entenda a amizade entre as torcidas de Flamengo e Lanús
- Flamengo encerra preparação para a Recopa no CT do Boca Juniors
- Falta de confiança? Samuel Lino fala sobre atual fase e sobre falta de confiança!



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade