Pela primeira vez na história, Paulistano vai à final do NBB

24/5/2014 07:42

Pela primeira vez na história, Paulistano vai à final do NBB

Equipe da capital paulista derrotou o São José na noite desta sexta-feira e decidirá o título com o Flamengo, no próximo dia 31

Pela primeira vez na história, Paulistano vai à final do NBB
Paulistano pegará o Flamengo na final do NBB (Foto: João Pires/LNB)

Depois de 18 anos, um time da cidade de São Paulo está de volta à final de um campeonato nacional de basquete. O responsável por acabar com o jejum que durava desde 1996 é o Paulistano. O último a conseguir tal feito havia sido o Corinthians, que acabou com o título ao superar seu homônimo da cidade de Santa Cruz do Sul (SP).

Na noite desta sexta-feira, em seu ginásio, o Paulistano derrotou o São José por 81 a 68, fechou em 3 a 2 a série em melhor de cinco jogos da semifinal e se credenciou para enfrentar o Flamengo às 10h15 no próximo dia 31 na HSBC Arena, no Rio de Janeiro.

A decisão marcará o duelo entre o líder da fase de classificação, o Flamengo, contra o segundo.

A classificação à final veio em um dia em que Gustavo de Conti foi anunciado como o melhor técnico do campeonato em eleição feita pela Liga Nacional de Basquete.

Na partida ante os joseenses, o principal destaque do Paulistano foi o ala americano Desmond Holloway. Ele finalizou com um duplo-duplo de 30 pontos e dez rebotes. No lado joseense, o ala Dedé foi o cestinha, com 19 pontos.

O JOGO

Os dois times começaram a partida nervosos e errando bastante, tanto que o placar só foi aberto quando já era decorrido um minuto e meio. Com 8m30 para o fim do período, Dedé fez uma bandeja para deixar o São José em vantagem de 2 a 0. Na sequência, o Paulistano respondeu com Renato. No ataque seguinte, Dedé fez uma de três e novamente Renato deu a resposta na mesmo moeda deixando o marcadore em 5 a 5.

Dificultando bastante as ações ofensivas do Paulistano e contando com um aproveitamento ruim do adversário em lances livres, São José começou a abrir vantagem. Com 1m22 para o fim do quarto, conseguiu impor uma diferença de nove (19-10) após Jefferson acertar seu segundo arremesso de três na partida. No último lance do quarto, Manteiguinha fez uma de três e o placar ficou em 19 a 13 a favor dos visitantes.

O início de segundo quarto foi muito bom para o Paulistano, com cinco pontos em sequência, numa bandeja de César e num chute de três de Pedro. Depois, o SãoJosé pontuou e o placar ficou em 21 a 18.

Mas o momento era muito bom para o time da casa. Com 8m13 para o fim, veio o empate. Menos de um minuto depois, ficou em vantagem de 24 a 21 após Manteiguinha acertar mais um arremesso de três. A partir daí, as equipes se alternaram na dianteira.

Quando o placar estava 29 a 29, a 2m08 do fim, Desmond Holloway decidiu roubar a cena. Foram 11 pontos seguidos para fazer seu time ir ao intervalo vencendo por 40 a 30.

Os pontos vieram em três arremessos de três certeiros e uma infiltração no estouro do cronômetro. O único ponto do São José nesta corrida do Paulistano veio em um lance livre de Quezada.
O intervalo não esfriou o Paulistano, que fez sete pontos seguidos para abrir o quarto, os três últimos em bola de três de Reanto, que deixou o placar em 47 a 30. Apenas com quase três minutos jogados, o São José conseguiu pontuar, após Dedé acertar um arremesso de três.

A boa vantagem construída deu tranquilidade para o técnico Gustavo de Conti rodar seus jogadores. Em nenhum momento, a diferença baixou dos dez pontos. Pelo contrário. Ao fim do terceiro quarto, o Paulistano vencia por 61 a 44.

No último quarto, o time da casa conseguiu manter o controle do marcador. São José tentava reagir, mas não conseguia baixar a diferença de dez pontos. Só conseguiu isso quando faltavam 1m50 para o fim da partida. Dedé acertou arremesso de três e o placar ficou em 72 a 64 para o Paulistano. Mas no ataque seguinte, Holloway fez uma bandeja e deixou o placar em 74 a 64.

Com um minuto para o fim, o Paulistano vencia por 77 a 64. A fatura estava liquidada.

772 visitas - Fonte: LanceNet!


VEJA TAMBÉM
- Gabigol precisará acelerar o ritmo para se destacar no Flamengo em 2024
- Efeito suspensivo é concedido e Gabigol fica liberado para jogar pelo Flamengo.
- Flamengo renova contrato com fornecedora de material esportivo: detalhes do acordo.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu