Olivinha explica alta distribuição de pontos no Fla: "Não tem egoísmo"

26/5/2014 18:28

Olivinha explica alta distribuição de pontos no Fla: "Não tem egoísmo"

Números provam que, pela primeira vez na história do NBB, time não depende tanto de um jogador como em outras edições. Seis atletas têm mais de 10 pontos de média

Olivinha explica alta distribuição de pontos no Fla: Não tem egoísmo
Nas cinco edições anteriores do NBB, o Flamengo sempre apresentou um elenco forte, capaz de vencer a competição, algo que aconteceu em duas ocasiões (08/09 e 12/13).

A prova disto, é que em todas elas, os cariocas chegaram pelo menos às semifinais. Porém, dentro do clube, há quem aponte o atual plantel como o mais completo de todos, onde as jogadas não são preparadas em função de um só jogador. Este tipo de avaliação tem o "aval" dos números.

Em quatro das cinco últimas temporadas, Marcelinho foi o destaque absoluto da equipe carioca, sendo o cestinha em todas as vezes, muito à frente dos demais companheiros.

Em 08/09, quando o clube foi campeão nacional, o maior cestinha da história do Novo Basquete Brasil registrou a incrível média de 26.85 pontos por jogo, duas vezes mais do segundo colocado Bábby (13.06). No ano seguinte, o cenário se repetiu com o ala, que fez 25.95 pontos contra 12.57 de seu irmão Duda.

Em 12/13, sem o camisa 4, que passou por uma operação no joelho, Marquinhos assumiu a artilharia e repetiu o ídolo rubro-negro ao anotar 20.28 pontos, números superiores aos do pivô Caio Torres, que assinalou 13.06. Apenas em 11/12, a supremacia não foi tão latente, já que Marcelinho (20.59) dividiu, por seis rodadas, a responsabilidade de pontuar com Leandrinho (19) e, ao logo do campeonato, com o americano David Jackson, que foi o melhor segundo maior pontuador, até então, com 16.21 pontos de média.

Se a campanha atual faz lembrar às anteriores, o jeito de jogar mudou. Com seis atletas com média acima de 10 pontos, o líder da primeira fase demonstra uma boa distribuição de pontos e volume de jogo, que o transformou em segundo melhor ataque do torneio com 83.90 pontos/partida (o Brasília foi o primeiro com 85.86) e terceira defesa menos vazada (75.75).

A artilharia pesada de Marquinhos, Marcelinho e Olivinha foi reforçada com Nico Laprovittola e Jerome Meyinsse, além de Benite, que só jogou três vezes, por conta de uma séria lesão. Em um elenco estrelado e certeiro, a falta de vaidade é apontada como a principal razão pela paridade de pontos.

- Eu credito isso à qualidade da nossa equipe. Nós temos um conjunto muito forte e estamos provando isso a temporada inteira. Quando as coisas não dão certo para um, outro jogador se destaca e foi assim durante toda temporada. Temos uma química muito forte, que vem dando certo até agora. Não tem egoísmo. O que estiver melhor posicionado vai fazer a cesta, não importa quem seja - avaliou Olivinha, quinto maior cestinha do time, com 12.60 pontos.

A nova formatação não passa por orientações ou jogadas ensaiadas nos treinos, mas sim pelas características de seus jogadores, incluindo os reservas, que vêm para o jogo e mantém o mesmo nível dos titulares, na visão do ala/pivô.

- Isso é uma coisa que não tem como treinar, é natural. Uma equipe de basquete é formada por 12 jogadores e não por um, dois ou três. Cada um sabe o seu papel na equipe e todos estão desempenhando muito bem. O pessoal que vem do banco, quando entra no jogo, mantém o nível ou até melhora. Acredito que a qualidade da equipe é muito grande e todos sabem o que fazer dentro de quadra - completou.

Se na temporada regular, Marcelinho brilhou como o cestinha do time de José Neto, com média de 19 pontos, nos playoffs, o camisa 4 aparece bem marcado (11.8) e vai vendo Marquinhos (17.6), Laprovittola (13.3) e Meyinsse (13) assumirem a condição de colocar as bolas dentro do aro.

Para chegar ao tricampeonato da competição, na decisão com o Paulistano, neste sábado, às 10h15, na Arena da Barra, a torcida rubro-negra torce para que o plantel continue fazendo a diferença. O GloboEsporte.com acompanha Flamengo e Paulistano em Tempo Real, com pré-jogo a partir das 9h. A TV Globo transmite ao vivo.

Confira a pontuação dos cestinhas rubro-negros nesta temporada:

Marcelinho – 17,7 (35 jogos)
Marquinhos – 15,7 (24 jogos)
Benite – 15,3 (3 jogos)*
Laprovittola – 14,9 (35 jogos)
Olivinha – 12,6 (40 jogos)

Meyinsse – 12,3 (39 jogos)
*Contundiu-se após o terceiro jogo e teve que passar por uma cirurgia

890 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Provável Escalação!! Elenco encerra preparação para a final e Filipe Luís fara mudanças nos titulares do Flamengo!
- Ida no Maracanã? FERJ confirma onde será os jogos de ida e volta do Flamengo na semi do Carioca
- Amizade com o rival! Entenda a amizade entre as torcidas de Flamengo e Lanús



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
publicidade