17/2/2013 11:30

Melhores da Taça Guanabara, Flamengo e Botafogo fazem clássico do tira-teima no Engenhão

Melhores da Taça Guanabara, Flamengo e Botafogo fazem clássico do tira-teima no Engenhão

Poucas rivalidades no futebol brasileiro cresceram tanto nos últimos anos quanto aquela protagonizada por Flamengo e Botafogo. Inimigos íntimos, os rivais decidiram quatro das últimas seis edições do Campeonato Carioca, e protagonizaram diversas partidas marcantes desde 2007.

Em 2013, o primeiro clássico entre Fla e Bota marcará um tira-teima. Donos das melhores campanhas da Taça Guanabara até o momento, os clubes se enfrentarão na tarde deste domingo com o objetivo de garantir a classificação antecipada às semifinais do primeiro turno do Estadual.

Estreia de camisa 10 é destaque no Fla

No lado rubro-negro do clássico, todas as atenções estão voltadas para Carlos Eduardo. Contratado para ser o novo camisa 10 do Fla, o ex-jogador de Grêmio, Hoffenheim e Rubin Kazan fará a sua estreia pelo clube da Gávea neste domingo. Ainda não se sabe se ele começará jogando ou se entrará no segundo tempo. Caso a segunda hipótese se confirme, Cleber Santana será titular.

“É especial estrear pelo Flamengo, ainda mais em um clássico contra o Botafogo. Conheço a rivalidade e será um jogo especial para mim, ainda mais com a camisa 10”, afirmou Carlos Eduardo, ansioso pela estreia.

O técnico Dorival Júnior tem mais uma dúvida. O volante paraguaio Victor Cáceres, titular nas primeiras partidas do ano, não atuou na goleada por 4 a 0 sobre o Friburguense por estar defendendo a seleção do seu país no amistoso contra El Salvador, e foi substituído por Amaral. Agora, os dois jogadores disputam uma vaga no meio de campo rubro-negro.

"O Amaral tem um pouco mais de velocidade, proteção maior pela mobilidade dos jogadores do Botafogo. Com o Cáceres temos uma bola aérea melhor, ele é um jogador que encosta bem por trás. Vamos ver", disse Dorival, enigmático.

O Flamengo terá quatro desfalques para a partida: os meias Thomás e Mattheus, no departamento médico, e os atacantes Gabriel e Nixon, aprimorando a forma física. Em compensação, o zagueiro Alex Silva foi relacionado pela primeira vez em 2013, e deverá disputar uma vaga no banco de reservas com Renato Santos.

Bota tem novidades no meio de campo

No Botafogo, o técnico Oswaldo de Oliveira não fez mistério e confirmou a equipe que irá a campo logo mais. Sem os volantes Marcelo Mattos, Renato, Gabriel e Lucas Zen, lesionados, o Alvinegro terá o lateral esquerdo Julio Cesar jogando improvisado na contenção. O jogador é velho conhecido de Oswaldo, com quem trabalhou no Flamengo, em 2003, e no Cruzeiro, em 2006.

"Nós temos três jogadores com características de primeiro volante: Marcelo Mattos, Gabriel e Lucas Zen. Nenhum dos três hoje está em condições de exercer o papel. Como o Julio Cesar é um jogador que eu já conheço, eu vou efetivá-lo nessa função até que eu tenha a volta de um dos três que eu citei. Ou, se ele continuar indo bem, pode permanecer", explicou o treinador.

E esta não será a única mudança na equipe. O meia uruguaio Nicolás Lodeiro, que não participou da vitória por 4 a 2 sobre o Resende por estar defendendo a seleção do seu país no amistoso contra a Espanha, está de volta. Ele assumirá o lugar de Cidinho entre os titulares, formando um trio de meias-atacantes com Seedorf e Vitinho.

Além dos volantes já citados, o Botafogo deverá ter outros dois desfalques para o clássico. O lateral direito Gilberto, que começou o ano como titular aproveitando a ausência de Lucas, sofre com uma lesão na coxa direita e não tem previsão de retorno aos campos. Com dores musculares no mesmo local, o meia Andrezinho não jogou as partidas contra Macaé e Resende, e tem apenas pequenas chances de ficar no banco de reservas no clássico contra o Fla.

"O Andrezinho sentiu, e fez um trabalho especial. Vamos aguardar, e dependendo da reação nós vamos avaliar a participação dele na partida. Ele poderá ficar no banco de reservas", explicou o técnico Oswaldo de Oliveira, ainda esperançoso em relação à participação do seu camisa 17.

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X BOTAFOGO

Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 de fevereiro de 2013 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ)

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres (Amaral), Ibson, Elias e Carlos Eduardo (Cleber Santana); Rafinha e Hernane.
Técnico: Dorival Júnior.

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Márcio Azevedo; Julio Cesar, Fellype Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Vitinho; Bruno Mendes.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

3258 visitas - Fonte: ESPN


VEJA: Justiça concede efeito suspensivo para que eleição do Flamengo aconteça sem voto à distância

CONFIRA: Adidas terá hino do clube do Fla em terra, mar e ar
















Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




vamos com tudo mengão vamos golear o botafogo como fizemos com o vasco

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.
Casa da apostas online Betway

Últimas notícias do Mengão

Próximo Jogo - Libertadores

Sábado - 17:00 - Centenário - Premiere
Palmeiras
Flamengo

Último jogo - Brasileiro

Sábado - 21:30 - Beira-Rio
Internacional
1 2
Flamengo