[COPA 2014]Juan dá dicas de como vencer a Itália e classifica Pirlo de "cérebro da seleção"

5/6/2014 08:43

[COPA 2014]Juan dá dicas de como vencer a Itália e classifica Pirlo de "cérebro da seleção"

Zagueiro do Inter de Milão ainda faz suas apostas para a Copa do Mundo e enumera as qualidades de Hernanes, seu colega de time: "Pode mudar uma partida"

[COPA 2014]Juan dá dicas de como vencer a Itália e classifica Pirlo de cérebro da seleção
Juan, do Inter de Milão, dá dicas de como bater a seleção italiana (Foto: AFP)

Antes de estrear na Copa do Mundo, no dia 14 de junho, a Itália já começa a se ambientar ao estilo brasileiro neste fim de semana, quando desembarca na sede do Mundial. E não apenas no que diz respeito à chegada ao país, ao clima, ao contato com o povo, com a imprensa e os torcedores. A equipe de Cesare Prandelli fará uma ambientação completa, testando também o modo de jogo brasileiro. Neste domingo, enfrenta o Fluminense em um amistoso, às 17h30, em Volta Redonda (RJ). E é um brasileiro, há dois anos atuando no país europeu, quem avalia a seleção e dá dicas de como vencer a Azzurra. Juan, zagueiro do Inter de Milão, conhece bem os seus adversários na Itália e futuros adversários de Fluminense. Quem sabe, também do Brasil.

Na opinião do ex-jogador do Internacional, a Itália não será campeã da Copa, mas chegará longe na competição. Um dos grandes méritos da seleção é o fato de ter uma boa base do Juventus, campeão italiano da última temporada. São seis atletas entre os 23 convocados. Um deles, aliás, é o "cérebro da seleção", segundo avalia Juan. Trata-se do experiente Pirlo.

- A Itália vai chegar longe, até às quartas, semifinais... É uma seleção muito forte e eles têm vários jogadores da Juventus na equipe que jogam juntos há muito tempo e estão entrosados. O Pirlo é o cérebro da seleção. Ele vê o campo todo - analisa.

Porém, também conta com seus pontos fracos. Deixar seus zagueiros desprotegidos, por vezes, pode-se tornar uma arma fatal para o adversário. Por isso, Juan recomenda: explorar os contra-ataques.

- Por vezes, eles sobem muito para o ataque, deixando os zagueiros expostos. Jogar no contra-ataque pode ser uma alternativa. A condição física do Barzagli também pode ser explorada. O zagueiro do Juventus não está 100%, até não disputou os últimos jogos do Italiano. Então, se ele jogar, pode ser um ponto a se explorar - diz Juan.

A recuperação total de Barzagli, aliás, é uma preocupação de Prandelli. Tanto é que Andrea Ranocchia, colega de Juan no Inter de Milão, está na "lista de reservas" do treinador. Ele virá ao Brasil, mas só poderá ser relacionado no caso de lesão de algum outro atleta.


Itália chega ao Brasil na sexta-feira e, no domingo, enfrenta o Fluminense em amistoso (Foto: Getty Images)

Outro ponto a se "comemorar" pelos adversários é a falta de Montolivo. Um dos grandes nomes da Azzurra, o meia do Milan fraturou a tíbia esquerda em amistoso contra a Irlanda na última semana. Ele realizou uma cirurgia nesta segunda-feira e só deve voltar aos gramados em seis meses. Para Juan, adversário direto de Montolivo no clássico de Milão, o desfalque é enorme.

- O Montolivo é um cara de qualidade indiscutível. Corre o tempo todo, marca bem, é tecnicamente forte, rouba a bola... Fará uma falta muito grande aos italianos. Era um dos principais jogadores da seleção - opina.


Agora, no que diz respeito à seleção brasileira, as expectativas são as melhores possíveis. O zagueiro estará na torcida pela equipe de ex-companheiros, como Julio César e Maicon, e de um colega em especial: Hernanes, com quem Juan compartilha responsabilidades no Inter de Milão. Reserva de Felipão, o meia pode ser uma opção para o segundo tempo das partidas. E pode ser decisivo. Quem afirma é quem o conhece tão bem na Itália.

- Todo mundo sabe da qualidade que o Hernanes tem. Ele é um jogador que pode mudar uma partida. Chuta de fora da área, com a direita, com a esquerda, tem boa marcação e depois sai pro jogo. É um cara forte tecnicamente e que pode atuar 'pifando' bem o Neymar, o Hulk, o Fred, lá na frente...

Para Juan, este pode ser o ano do hexa. Alemanha e Argentina são as grandes adversárias. Bélgica e Colômbia devem surpreender. E o grande "azarão" deve ficar com a Inglaterra, que está no chamado "grupo da morte", com justamente a Itália, mais o Uruguai e a Costa Rica.


Hernanes e Juan (ao fundo) atuam juntos no Inter de Milão (Foto: Getty Images)

- Torço para o Brasil ganhar, estamos em casa, tem de fazer uma boa campanha. Mas não vai ser fácil. A Alemanha tem uma seleção muito forte. A Argentina, ninguém está falando muito, mas vai entrar muito forte também. Pode até acontecer uma final Brasil x Argentina. A Bélgica pode ser uma surpresa. A Colômbia também, mesmo sem o Falcao García... Eles tem o Guarín, o (James) Rodríguez... Todos ótimos jogadores. Agora, no "grupo da morte", apostaria que a Inglaterra pode ficar de fora. O Uruguai está bem e deve passar. Mas é difícil apostar - palpita.
A Itália desembarca em solo brasileiro nesta sexta-feira, dia 6, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro. O amistoso contra o Fluminense, às 17h30 (de Brasília) de domingo, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, será o último antes da Copa. A Azzurra estreia contra a Inglaterra, na Arena da Amazônia, às 19h do dia 14.

Fim das férias e volta a Milão

Por enquanto, Juan ainda não fala em férias. Recuperando-se de um problema no joelho, o atleta realiza exercícios em academia e tem acompanhamento de fisioterapia. Porém, está em Porto Alegre junto de família e amigos. As férias mesmo começarão junto da Copa do Mundo, quando o jogador viajará para Cancún, no México, onde passará oito dias. Depois, retorna novamente a Porto Alegre e embarca de forma definitiva a Milão em 30 de junho.

Lá, quer realizar mais exercícios de recuperação com a equipe médica do clube. A reapresentação do Internazionale acontece no dia 5 de julho.

1606 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- EMPATE HERÓICO! Flamengo sai perdendo, mas De la Cruz dá passe de cinema para Bruno Henrique arrancar empate fora de casa
- TITULARES DEFINIDOS! Time do Flamengo escalado para enfrentar o Bragantino no Brasileirão!
- Flamengo altera formação e aposta em Léo Ortiz contra Bragantino no Brasileirão.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu