21/2/2013 06:29

Sinalizador lançado por torcida do Corinthians mata torcedor boliviano

Polícia confirma morte de torcedor boliviano; Edu Gaspar chora, e Corinthians lamenta em nota oficial

Sinalizador lançado por torcida do Corinthians mata torcedor boliviano

A polícia boliviana confirmou no início da madrugada desta quinta-feira a morte de um torcedor do San Jose, chamado Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante a estreia do Corinthians na Copa Libertadores, na altitude de Oruro. De acordo com o coronel Hector Fabio Rios, a vítima foi atingida por um artefato lançado pela torcida corintiana. O técnico Tite e o gerente de futebol Edu Gaspar se emocionaram com o incidente.

"Primeiramente, organizamos a segurança. Fizemos isso desde a manhã de hoje [quarta-feira]. Lamentavelmente tivemos esse incidente. Alguns torcedores do Corinthians atiraram um objeto cilíndrico tubular e impactou lamentavelmente, causando a morte do torcedor. Os torcedores do Corinthians foram identificados por profissionais da inteligência da polícia e foram detidos", disse Rios, em entrevista ao canal "Fox Sports".

O coronel afirmou que o garoto morreu ainda no estádo. "Ele foi atingido no rosto e faleceu quando recebia os primeiros socorros. A situação era muito grave", falou a autoridade, desmentindo que um outro torcedor estava ferido. "De maneira oficial, posso dizer que ele foi a única vítima."

Segundo Rios, os torcedores corintianos detidos ficarão à disposição das autoridades locais. "Eles passarão por uma audiência cautelar, que vai determinar a responsabilidade desse crime". O coronel negou qualquer possibilidade de deportação. "Todo estrangeiro que comete um delito em território boliviano está submetido às leis do país."



Ainda no primeiro tempo, as câmeras de TV mostraram integrantes da comissão técnica do Corinthians sendo retirada da área destinada a ela no estádio. Edu explicou o motivo. "As pessoas vieram contra a gente nos pressionando e xingando. Não conseguimos nem ver o segundo tempo, tivemos que sair. Infelizmente, soubemos dessa fatalidade. A partida de hoje perdeu completamente o sentido. Nossa volta para casa será dura, pensando nessa fatalidade. Não tem muito mais o que dizer a não ser lamentar. É impossível falar sobre futebol depois disso."

De acordo com as rádios "Globo" e "CBN", por volta de 0h15, os jornalistas brasileiros foram impedidos de deixar o estádio e ficaram em uma zona de isolamento. Fora do local, o clima continuava tenso, já que torcedores bolivianos faziam muito barulho e ameaçavam jornalistas e torcedores brasileiros. A grande maioria dos corintianos que assistiram ao jogo permanecia nas arquibancadas.

A situação só se acalmou pouco depois de 1h, quando os torcedores locais começaram a deixar os arredores do estádio. Assim, com tranquilidade, os brasileiros conseguiram deixar o local.

”A maturidade da torcida até nos impressionou. Mesmo com a raiva de alguns torcedores, a saída foi tranquila. Estamos contentes com a maneira como esse dia triste terminou", disse o coronel.

A tragédia acontece meses depois da Conmebol ter criado um comitê para punir atos extracampo de violência das torcidas depois do incidente ocorrido na final da Copa Sul-Americana do último ano, no Morumbi, entre São Paulo e Tigre.

Pela novo regulamento da Conmebol, um clube que tiver a culpa comprovada em qualquer evento extracampo corre o risco até de ser eliminado da competição.

5094 visitas - Fonte: ESPN


Clique aqui para entrar no Grupo do WhatsApp do mengão e receber informações e notícias

VEJA: Cuéllar recebe proposta e pode deixar Flamengo; veja detalhes

LEIA TAMBÉM: Sondado pelo Flamengo, zagueiro Gil prioriza o Corinthians e encaminha retorno ao clube paulista


Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão