Felipe Ximenes, ao L!Net: 'O esporte não cresceu junto da educação'

16/8/2014 08:40

Felipe Ximenes, ao L!Net: 'O esporte não cresceu junto da educação'

Mestre em educação, diretor executivo de futebol do Flamengo entende que a melhora do futebol brasileiro passa por uma união de todas as áreas envolvidas e cita área como caminho

Felipe Ximenes, ao L!Net: O esporte não cresceu junto da educação
Diretor entende que derrota para a Alemanha pode mudar postura brasileira (Foto: Ricardo Ramos/LANCE!Press)

A goleada sofrida pela Seleção Brasileira diante da Alemanha não ecoou apenas dentro da CBF. No Flamengo, partindo de Felipe Ximenes, ela ligou um sinal de alerta muito forte: é hora de mudar! Mestre em educação formado pela Unincor/MG, o diretor de futebol entende que a visão dos profissionais perante o esporte tem de ser totalmente diferente caso busquem um futuro de sucesso. E, para ele, o caminho poderia ser pautado mediante uma reestruturação no ensino escolar do país.

– Um grande problema que carregamos é que o esporte de alto rendimento no Brasil não cresceu vinculado à educação. Ou o cara se dedica ao esporte ou aos estudos. Precisamos repensar urgentemente isso. Precisamos fazer isso agora, mudar essa lógica.

> Confira abaixo a entrevista exclusiva de Felipe Ximenes ao LANCE!Net:

A goleada por 7 a 1 sofrida pela Seleção é um sinal amarelo?
Quando a gente tem um fato muito impactante na nossa comunidade, qualquer que seja o tamanho dela, a sensação inicial é que parece que o mundo vai acabar. Três dias depois, parece que nada mudou. Mas você só sente o impacto desses fatos grandiosos em um futuro de médio a longo prazo. São coisas que a gente realmente só sente em algum tempo. Em relação à derrota do Brasil, terão sucesso as pessoas que entenderem que aquele resultado foi fruto de mais de 20 anos que a Alemanha não conquistava um título mundial. Os alemães tiveram uma mudança muito grande no futebol. Fruto de muito trabalho. Temos de usar o exemplo e reconstruir o futebol brasileiro, sem culpar possíveis personagens.

Olhando este pensamento, uma parceria com os governos seria uma saída inteligente?
Isso a gente pode fazer quando as leis nos nortearem desta maneira. A partir daí nós podemos pensar em mudar o esporte brasileiro. O Estado pode contribuir muito nisso. Os clubes no Brasil carregam essa obrigação de educar. Isso é com o Estado. Em 2007, o Atlético-MG, onde eu era diretor de futebol, teve uma escola de inglês dentro da Cidade do Galo. De 2000 para 2001 eu implantei a primeira escola dentro de um clube brasileiro. Na minha opinião, esse é um caminho.


Felipe Ximenes recebeu a reportagem do LANCE!Net no Rio de Janeiro (Foto: Ricardo Ramos/LANCE!Press)

Existe uma grande dificuldade dos jogadores saírem da base para o profissional. Como analisa este processo?
Na minha opinião, a transição é quase um processo final de profissionalização do atleta. Esse ciclo de formação do jogador dura de sete a dez anos, dependendo de quão cedo ele entrar no esporte. Portanto, essa transição é um grande gargalo. Mas há muitos outros. Sou formado em educação física, então essa parte pedagógica me preocupa muito. Precisamos trabalhar na base do problema. Temos de nos voltar para a capacitação do profissional que trabalha no futebol. A gente precisa investir nisso, pois tudo isso só vai gerar frutos depois de quatro, cinco anos.

Em média, quanto tempo é necessário para uma ideia como essa dar certo?
Isso é uma incógnita. A gente só começa a analisar um trabalho quando ele gera um resultado positivo muito grande. Não podemos olhar um processo amplo e analisarmos a partir de alguma conquista. É uma equação difícil para ser feita dentro de um clube, no qual precisamos da contribuição das pessoas que trabalham no futebol.

O trabalho de diretor de futebol está aparecendo muito. Como tem lidado com isso?
O diretor executivo está em evidência agora. Mas sou um defensor da menor exposição desse tipo de profissional. Na década de 80, Domingos Bosco, aqui no Flamengo, era quase um diretor executivo, uma referência para qualquer pessoa dessa área. Depois vieram Isaías Tinoco, Paulo Angioni...

Qual a sua visão do convívio com os empresários?
Existem grandes empresários no futebol brasileiro. A questão é a legislação, que permite a existência deste personagem. Temos de tomar cuidado com os maus empresários como temos de tomar cuidado com o mau diretor, o mau jornalista. O que os clubes precisam fazer e lutar para ter uma legislação que proteja mais eles mesmos. Não podemos buscar mocinhos e bandidos.

Você tem opinião formada sobre vários assuntos, mas costuma dizer que elas podem mudar de acordo com os fatos...
No futebol, as pessoas têm dificuldade de dizer que mudaram de opinião. Eu acho isso errado. É importante você ter opinião e saber que você pode mudá-la. O que não se pode mudar são os conceitos que você carrega durante a sua vida.

O Flamengo diz sempre que não fará loucuras financeiras para contratar. O que seria essa postura?
Loucura financeira é você comprar qualquer produto por um valor muito maior do que ele vale. Se você vai comprar algo caro, mas a qualidade dele é suficiente, isso vale. Isso, portanto, não quer dizer que o clube não possa contratar um jogador caro, mas que vá dar o retorno é esperado.

Qual a postura que você tem adotado no Flamengo para ajudar na melhoria do futebol brasileiro?
Quando você trabalha em um gigante como o Flamengo, você precisa ter a consciência de que pode gerar muito impacto dentro do futebol brasileiro. É isso que estamos buscando fazer.

735 visitas - Fonte: LanceNet!


VEJA TAMBÉM
- Flamengo escalado para o jogo contra o Amazonas
- DIA DE ESTREIA NA COPA! Veja a provável escalação do Flamengo na estreia da Copa do Brasil!
- Gabigol retorna e Viña e Lorran são novidades na escalação do Flamengo




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu