Marcelinho Machado busca título que falta em sua carreira no Flamengo

26/9/2014 08:39

Marcelinho Machado busca título que falta em sua carreira no Flamengo

A partir desta sexta-feira, ala-armador tente o troféu inédito da Copa Intercontinental. Adversário é o Maccabi Tel Aviv, campeão da Euroliga

Marcelinho Machado busca título que falta em sua carreira no Flamengo
Marcelinho posa para o LANCE!Net com o globo terrestre. Jogador busca o inédito título do Mundial de Clubes (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

– É a cereja do bolo. Não tem título mais importante em clube. Marca a carreira.

Com essas palavras o ala-armador Marcelinho Machado definiu o que representa ser campeão da Copa Intercontinental de Basquete, torneio válido como Mundial de Clubes. Nesta sexta-feira, o Flamengo inicia contra o Maccabi Tel Aviv, de Israel, às 21h30 (de Brasília), na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, a disputa do título inédito. No domingo, às 12h, o campeão será definido. Para o jogador, o troféu da competição é o que falta em sua carreira no clube rubro-negro.

Marcelinho Machado chegou no Flamengo em 2007, aos 33 anos. Hoje, aos 39, o ala-armador soma uma série de troféus no clube.

São sete títulos do Carioca (de 2007 a 2013), quatro Brasileiros (o Nacional de 2008 e os NBBs 2008/2009, 2012/2013 e 2013/2014), uma Liga Sul-Americana (2009) e uma Liga das Américas (2014). Este último foi o que credenciou o Flamengo a disputar o Intercontinental contra o campeão da Euroliga.

– É o título que falta. Quando você resolve ser jogador profissional, sempre busca todo tipo de conquista. E, às vezes, o atleta não tem a possibilidade de disputar um troféu como esse. Ser campeão vai ser muito importante para nós – disse o ala-armador do Flamengo.

Quando chegou no Rubro-Negro, Marcelinho declarou que pretendia fazer história no clube. Mas, naquela época, a Copa Intercontinental não vinha sendo disputada. O torneio só retornou em 2013.

– Temos um desafio muito grande pela frente. Sabemos da força do adversário, mas temos boas chances de vencer. Estamos em casa e contamos com o apoio da torcida – analisou o capitão rubro-negro.

Mas mesmo que conquiste o inédito troféu, Marcelinho não pensa em aposentadoria. Ele lembrou que não é bom nesse tipo de decisão pois deixou a Seleção Brasileira duas vezes e voltou atrás. Segundo ele, só vai encerrar a carreira quando seu rendimento começar a cair. E isso só vai acontecer quando não tiver mais disposição para treinar.

Fla e Maccabi farão duelo de opostos

Flamengo e Maccabi Tel Aviv farão um duelo de opostos pelo título da Copa Intercontinental. Enquanto o Rubro-Negro manteve a base da última temporada, e ainda se reforçou para buscar o título, a equipe israelense perdeu o técnico e alguns jogadores.

Além de Marcelinho, o Flamengo manteve o armador Nicolás Laprovittola, o ala Marquinhos, entre outros. O clube ainda contratou o argentino campeão olímpico em Atenas-2004 Walter Herrmann, e o americano Derrick Caracter, que jogou no Los Angeles Lakers na temporada 2010-2011 da NBA.

Já o Maccabi é quase um novo time. Do grupo campeão da Euroliga, ficaram o pivô grego Sofoklis Schortsanitis (que não virá ao Brasil por conta de lesão no olho), o ala americano Devin Smith, o ala-pivô americano naturalizado israelense Alex Tyus e os locais Guy Pnini e Yogev Ohayon. E a equipe contratou os americanos Jeremy Pargo, Marquez Haynes e Brian Randle, e o pivô australiano Aleks Maric. Para substituir o técnico David Blatt, que foi para o Cleveland Cavaliers, da NBA, a equipe promoveu o ex-assistente Guy Goodes.

– É verdade que o Flamengo manteve a base, mas só vou ver o resultado disso na quadra. Perdi jogadores por conta da movimentação do mercado europeu, mas quem chegou veio focado e empolgado com a competição – afirmou Goodes.

Apesar das mudanças drásticas no elenco, o Maccabi, campeão mundial em 1980 sobre o Franca, teve mais tempo de treino. Enquanto o Flamengo trabalhou por uma semana e meia, a equipe israelense está reunida desde o dia 30 de agosto. Sobre a pressão da torcida, Devin Smith disse que está acostumado.

– No basquete europeu é comum a torcida ser barulhenta. São muito fanáticos por basquete – declarou.

Obras para os Jogos de 2016 podem causar transtornos

O torcedor que decidir ir ao jogo da Copa Intercontinental, nesta sexta-feira, na HSBC Arena deve se programar para sair de casa com antecedência. As obras por conta dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 devem causar grandes transtornos no trânsito e no acesso ao palco da partida.

Atualmente, a Avenida Abelardo Bueno, que dá acesso à HSBC Arena, passa por obras do BRT Transcarioca e de infraestrutura no entorno. Já no antigo local onde funcionava o Autódromo Nelson Piquet, está em construção o Parque Olímpico.

Com relação aos ingressos, ainda há bilhetes à venda para o jogo desta sexta-feira. As entradas podem ser compradas no site www.ingressorapido.com.br. Os preços variam entre R$ 25 (meia entrada) e R$ 400. Para domingo, os ingressos já estão esgotados.

O MUNDIAL:

Início:


Em 1966, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) reuniu quatro dos principais clubes do mundo para a disputa do primeiro Mundial de Clubes. Em Madri (ESP), jogaram o Ignis Varese (ITA), Corinthians, Real Madrid (ESP) e Jamaco Saints (EUA). Os italianos superaram os brasileiros na final.

Outras edições:

A Copa Intercontinental foi disputada 21 vezes, entre 1966 a 1987, com uma edição extra em 1996. O Brasil esteve presente em todos os torneios, sendo campeão em 1979 com o Sírio, de Oscar.

A volta:

Depois do recesso de 17 anos, a competição voltou em 2013, colocando frente a frente os campeões da Liga das Américas e da Euroliga. O Pinheiros acabou derrotado pelo Olympiacos, da Grécia, em jogos em Baureri (SP).

Outro torneio:

No recesso da Copa Intercontinental, foi realizada outra competição, entre 1987 e 1999, com participação de uma equipe da NBA: o McDonald’s Championship. Em 1993, o Franca disputou o torneio, em Munique (ALE), e terminou em 5. Em 1999, o Vasco venceu o Adelaide (AUS) e o Zalgiris Kaunas (LIT), e avançou à final para enfrentar o campeão da NBA, o San Antonio Spurs. O time carioca acabou superado pelo rival, que tinha em seu elenco David Robinson e Tim Duncan.

1842 visitas - Fonte: LanceNet!


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu