Com ídolo de 81 na torcida, Fla sonha repetir feito do futebol no basquete

26/9/2014 12:52

Com ídolo de 81 na torcida, Fla sonha repetir feito do futebol no basquete

Inspirados no encontro com Júnior, Marcelinho e Gegê esperam bater o Maccabi na final da Copa Intercontinental para levar o clube ao topo do mundo 33 anos depois

Com ídolo de 81 na torcida, Fla sonha repetir feito do futebol no basquete
Campeão do mundo em 81, Júnior visitou Gegê) e Marcelinho às vésperas da final contra o Maccabi (Foto: Marcello Pires)

Treze de dezembro de 1981. Com dois gols de Nunes e um de Adílio, o Flamengo vencia o Liverpool do outro lado do mundo e conquistava o Mundial Interclubes de futebol. Se, com seis anos de idade na época, Marcelinho Machado tem algumas lembranças da decisão no Japão, mas sequer sonhava jogar basquete, Gegê ainda era um projeto de gente e demoraria mais 10 anos para nascer. O feito de Zico, Júnior, Leandro e cia. é o maior da história do clube e agora, depois de 33 anos, volta ao imaginário dos torcedores rubro-negros às vésperas da final da Copa Intercontinental de Basquete, contra o Maccabi Tel Aviv, em dois jogos, nesta sexta-feira, às 21h30, e no domingo, às 12h, ambos na Arena da Barra. No caso de cada equipe vencer uma partida, o campeão será conhecido no saldo de pontos.

Marcelinho e Gegê que o digam. A dupla que tantas vezes foi ao Maracanã torcer pelo clube de coração recebeu uma visita inspiradora um dia antes da primeira partida da decisão. Na pele do típico torcedor comum, o ídolo Júnior não perdeu tempo e já chegou mostrando o mínimo de conhecimento sobre a modalidade da bola laranja:

- E aí, galera, como esses caras vêm? Andei lendo que eles trocaram de técnico e perderam quase meio time. É isso mesmo? - indagou o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Flamengo, com 876 jogos

No animado encontro de três gerações rubro-negras, Júnior deixou claro que os papéis foram invertidos e hoje é ele quem sofre a cada cesta adversária. Entre histórias curiosas, lembranças da época de jogador e algumas coincidências na trajetória entre as equipes de 81 e a comandada pelo técnico José Neto, o maestro lembrou as finais dos NBBs 1 e 5.

- Eu acompanho sempre que posso, dentro das minhas possibilidades. Fui na final contra o Brasília, uma que o Alex queria arrumar confusão, lembra?. Ele é o tipo do jogador que irrita muito, mas que queremos do nosso lado. Ele contra é sempre ruim (risos). Lembro que fiquei tão nervoso nesse jogo que teve um momento que precisei dar uma volta para beber uma água. Mas no fim deu tudo certo e fomos campeões. Estive também na decisão contra o Uberlândia, em 2013, e também foi sofrido - afirmou o "Capacete", se referindo a duas das três decisões de NBB que o Flamengo conquistou na Arena da Barra.

Por ironia do destino, será justamente em razão do jogo do Flamengo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, em Salvador, que Júnior não poderá estar presente na Arena da Barra, domingo, na segunda partida da final contra o Maccabi Tel Aviv. Mesmo ausente, o ex-lateral-esquerdo aposta na força da torcida rubro-negra e vê no ala Marcelinho o mesmo espírito guerreiro dos jogadores de sua geração.


Montagem Flamengo 1981 e 1992 (Foto: Montagem sobre foto de arquivo)

- Quer me fazer chorar? - brincou, Marcelinho.
Emocionado com os elogios do ídolo, o capitão rubro-negro retribuiu a gentileza, disse que tem algumas lembranças do Mundial de 81 e que o título brasileiro de 1992, que teve o já veterano Júnior como protagonista, marcou sua geração como torcedor.

- Na década de 80 eu já ia ao Maracanã com meu pai, mas minhas lembranças são vagas. Da final de 81, lembro o Flamengo jogando de branco e que o melhor em campo, que eu acho que foi o Zico, ganhou um carro. Comecei lá em 1985 e cheguei a pegar o Zico treinando na Gávea. Era muito legal ver essa geração de perto. Mas lembro mesmo o Brasileiro de 1992, daquele drible que você (Júnior) deu no Renato Gaúcho na goleada por 3 a 0 sobre o Botafogo, no primeiro jogo da final. Eu já tinha 17 anos e me recordo que estávamos lá embaixo na tabela e reagimos na reta final - afirmou Marcelinho.

Empolgado com as lembranças de Marcelinho, Júnior vê semelhanças daquela época com a atual equipe de basquete do Flamengo e emenda:

- Aquele time realmente tinha a cara do Flamengo. Viemos lá de baixo e crescemos na reta final para conquistar o título. A trajetória deles é muito parecida com a nossa. Assim como eles tiveram problemas de salários atrasados na temporada passada, nós também precisamos que nos superar naquele ano para deixar isso em segundo plano e pensar só em jogar futebol. Mas sabemos que quando mexe no bolso do jogador e interfere no dia a dia de sua família é complicado. Naquele tempo era praxe o mês ter 60 dias - recorda Júnior.

Caçula do três rubro-negros, Gegê ouviu mais do que falou. Sem o privilégio de ter visto a geração comandada por Zico e Júnior em ação, o armador rubro-negro se contenta em ter Petkovic e Adriano como ídolos e não esquece as constantes gozações do pai, ex-jogador de polo aquático do clube na década de 80.

- Eu não era nem nascido quando esses caras ganhavam tudo, mas pelo menos assisti ao Júnior no jogo do seu aniversário de 60 anos (risos) na Gávea. Meu pai vive tirando onda comigo dizendo que com essa geração era certeza de vitórias e show em campo, enquanto eu só consegui ver o Hernane, Obina.....(risos). Mas procurei alguns vídeos na internet e achei um histórico balão do Leandro dentro da área, os dribles do Júnior e vários gols do Zico - disse o armador de 23 anos.

Muito mais ligado ao vôlei por conta do irmão Lino, ex-jogador de Fluminense, Botafogo, Tijuca e CIB, Júnior lembra que começou a gostar de basquete quando foi morar na Itália. Além de sempre esbarrar com Oscar Schimdt, o ex-jogador era fã dos craques da NBA Magic Johnson e Larry Byrd e admirava o estilo de jogo do italiano Dino Meneghin, sete vezes campeão da Euroliga e eleito por três vezes o melhor jogador da Europa.



Eufórico com a possibilidade de ver novamente o Flamengo ser campeão interclubes, Júnior manda um último recado para Marcelinho, Gegê e o restante do elenco comandado pelo técnico José Neto.


Objetivo de desejo, taça da Copa Intercontinental foi exposta durante coletiva (Foto: Gilvan de Souza)

- Ninguém é campeão da Europa à toa, mas também não existe um monstro que não possa ser batido. Talvez eles não conheçam o Flamengo como nós conhecemos o time deles, e certamente eles não fazem ideia do que a torcida rubro-negra é capaz. A única coisa que posso dizer para nossos jogadores é que se passaram 33 anos da nossa conquista e até hoje usufruímos e tiramos proveito daquele título. Seremos lembrados para sempre, assim como eles serão em caso de uma vitória neste fim de semana. É um objetivo muito difícil a ser cumprido, mas que nos dá a sensação de ser o patrão do mundo. Nós fomos campeões do outro lado do planeta com 24 horas de viagem, imagina então a sensação desses meninos de ganhar esse título em casa. Só quem vive essa emoção é capaz de descrever - disse o "Maestro".

Campeão da Liga das Américas deste ano, o Flamengo enfrenta o Maccabi em dois jogos neste fim de semana, na Arena da Barra. A primeira partida será na sexta-feira, às 21h30. O segundo duelo é no domingo, às 12h. O SporTV transmite os dois jogos, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. Os assinantes do Canal Campeão ainda podem assistir pelo SporTV Play.

2282 visitas - Fonte: Globo Esporte


VEJA TAMBÉM
- Bom desempenho de Léo Pereira faz dele destaque no clássico Flamengo x Botafogo
- Notificação da Procon ao Amazonas sobre Preços dos Ingressos para Jogo Flamengo.
- Zico critica escolha de Tite e questiona tática do Flamengo na Libertadores




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu