Fracasso de Luxa no Flu em 2013 serve de alerta ao Flamengo na luta contra o Z-4

3/10/2014 15:25

Fracasso de Luxa no Flu em 2013 serve de alerta ao Flamengo na luta contra o Z-4

Fracasso de Luxa no Flu em 2013 serve de alerta ao Flamengo na luta contra o Z-4
Luzemburgo no Flamengo 2014

O desempenho do Flamengo caiu nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, e o técnico Vanderlei Luxemburgo reforçou o discurso de que a meta do time ainda é "sair da confusão". Seis pontos acima da zona de rebaixamento antes de a 26ª rodada começar, a tarefa parece bem menos complicada do que há 14 rodadas, quando o treinador assumiu o time rubro-negro na lanterna. Mas a comparação com os números obtidos por Luxa à frente do Fluminense na temporada passada ajuda a entender sua preocupação constante com a queda.

Considerando-se apenas os jogos do Brasileirão, Luxemburgo obteve com o atual Fla sete vitórias, três empates e quatro derrotas. São 24 pontos conquistados em 42 possíveis, um aproveitamento de 57,1%. Em seus primeiros 14 jogos pelo Flu no Brasileirão 2013, o desempenho do time foi semelhante: 50% (21 pontos de 42 disputados), correspondente a cinco vitórias, seis empates e três derrotas.

Nesse mesmo momento no ano passado (após a 25ª rodada), o aproveitamento do técnico no Flu era de 52% (então com 16 jogos no cargo), e o time era o oitavo colocado, sete pontos acima da zona de rebaixamento. Situação mais favorável até do que a do atual Flamengo, que fechou a 25ª rodada em 12º, seis pontos acima do Z-4 (essa diferença cai para cinco pontos, se for considerado o resultado de Palmeiras 4 x 1 Chapecoense). E coincidentemente, como o Fla de 2014, o Flu de 2013 chegou a abrir oito pontos para a zona.

A performance do Tricolor de 2013, no entanto, despencou da 26ª rodada em diante. Nos oito jogos seguintes (26ª à 33ª rodada), o Fluminense teve somente 8,3% de aproveitamento (seis derrotas e dois empates), caindo de 49% para 37,5% no acumulado sob comando exclusivo do treinador, sem considerar a passagem anterior de Abel Braga. Luxemburgo acabou demitido, e mais tarde o Fluminense terminou entre os quatro piores, evitando o rebaixamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O Flamengo ainda não tem nem de longe uma perda de performance como a que apresentou o Flu, mas, quanto à capacidade de pontuar, já apresenta uma queda considerável em relação aos primeiros jogos. Nos primeiros sete de Luxa (12ª à 18ª rodada), foram impressionantes 85,7% de aproveitamento (seis vitórias e uma derrota). Já nos sete últimos (19ª a 25ª rodada), porém, o Rubro-Negro acumula apenas 28,5% (uma vitória, três empates e três derrotas). No acumulado, são 57,1%. Será que dessa vez Luxa conseguirá bons resultados a partir da rodada 26 ou o Fla repetirá o Flu?


1068 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- REFORÇO IMPORTANTE! Flamengo contará com reforço em próximo jogo da Copa do Brasil
- ABORRECIDO! Gabigol demonstra chateação após punições no Flamengo
- CRÍTICAS À GABIGOL! Torcedores do Flamengo protestam em partida da NBB



Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade

Brasileiro

Sb - 21:00 - -
X
Vasco Da Gama
Flamengo

Libertadores

Qua - 21:30 -
4 X 0
Flamengo
Bolívar