Custo alto: acordo com Ferj determina saída de BAP e causa rebuliço no Fla

3/2/2015 07:33

Custo alto: acordo com Ferj determina saída de BAP e causa rebuliço no Fla

Condução centralizada do departamento jurídico incomoda outros setores. Ex-dirigente não aceita mudança de postura, principalmente após ofensas de Rubinho

Custo alto: acordo com Ferj determina saída de BAP e causa rebuliço no Fla
Bap era vice de marketing (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

A bandeira branca hasteada para Ferj pelo retorno dos jogos no Maracanã deflagrou a maior crise interna do Flamengo desde o início da gestão Eduardo Bandeira de Mello. Foi este o motivo da saída de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, da vice-presidência de marketing, anunciada na tarde de segunda-feira, e não são poucas as correntes discordantes da decisão dentro do clube. Além das condições apresentadas, que vão de encontro com a postura do Rubro-Negro em relação ao preço dos ingressos nos últimos anos, a forma como o processo foi conduzido gerou muita insatisfação. Em trégua com a Federação, a chapa azul pode ter dado vida a uma eleição que parecia favas contadas no final de 2015.

Figura central da reformulação do Flamengo, Bap trata como irreversível seu desligamento. O empresário é radicalmente contra o acordo diante das imposições feitas pela Ferj antes do Estadual, principalmente após as ofensas do presidente da Federação, Rubens Lopes, a Eduardo Bandeira de Mello em reunião na última sexta-feira. O episódio foi apenas responsável por fazer transbordar um copo que já estava cheio pelo desgaste ao longo dos últimos anos. O ex-vice de marketing sempre defendeu com firmeza a posição de que a arrecadação deve ser uma das principais fontes de renda do Rubro-Negro, mesmo em momentos de forte pressão, como na decisão da Copa do Brasil de 2013. Para ele, o panorama atual enfraquece ainda o sócio-torcedor, que é um dos carros-chefes da atual gestão.

A forma como as conversas com a Federação foram conduzidas também causou controvérsia nos corredores da Gávea. Apesar das tradicionais reuniões das segundas-feiras e das decisões descentralizadas que marcaram a Chapa Azul desde o início de 2013, o departamento jurídico assumiu a responsabilidade nas tratativas e definiu os preços promocionais em almoço no restaurante Gero, sábado, sem que outras pastas fossem consultadas. O vice-presidente, Flávio Willeman, e o advogado Michel Asseff Filho participaram diretamente das conversas e muitos VPs só tiveram conhecimento do acordo através de notícia divulgada no GloboEsporte.com, domingo, no meio da tarde - horas depois, o site oficial confirmou a informação. A falta de comunicação causou rebuliço interno.

Falar em nascimento de um novo grupo político ainda é muito precoce, mas é inegável o desmembramento da Chapa Azul em relação ao início da gestão. Se Eduardo Bandeira de Mello é a figura de liderança pelo cargo que exerce, internamente Luiz Eduardo Baptista era apontado como o cérebro deste grupo e foi quem sempre manteve postura firme no ponto de vista administrativo - característica que acabou sendo determinante na decisão da ruptura. Além dele, o vice de planejamento, Rodolfo Landim, o de patrimônio (ex de futebol), Wallim Vasconcellos, e o de finanças, Rodrigo Tostes, formavam os pilares deste grupo político. Este último, por sinal, é outro contrário à decisão de flexibilizar nas tratativas com a Ferj.

Fora do clube, Bap se torna um personagem central das eleições previstas para o fim do ano. Figura de muito apelo com o torcedor, o empresário vive em São Paulo e obrigações profissionais podem pesar contra uma possível candidatura ao cargo mais importante do clube. É inegável, porém, sua força política após as realizações dos últimos dois anos - chegada de investidores, patrocinadores e aumento de receita com o "Nação Rubro-Negra", por exemplo. Uma coisa é certa: o retorno para Chapa Azul está descartado. Sendo assim, o pleito, que caminhava para uma reeleição tranquila diante da impotência da oposição, passa a ser uma incógnita. Tudo depende do que será do futuro de Bap.

986 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu