A punição "faz de conta" do Tribunal carioca

9/3/2015 19:49

A punição "faz de conta" do Tribunal carioca

A punição faz de conta do Tribunal carioca
Neste sábado o Flamengo voltou a vencer no Estadual do Rio, 2 a 0 em cima do Friburguense, no Engenhão, e voltou ao G-4. Mas o que me leva a comentar esse evento não é o placar ou o que houve em campo. O que me causou tristeza foi o motivo de o jogo ter sido disputado no campo do Botafogo: a "punição" ao Flamengo pelo vandalismo de sua torcida em Macaé, invasão de vestiário e inaceitável agressão física ao goleiro Ricardo Berna. Tudo isso custou R$ 10 mil e a mudança de bairro, do Maracanã para o Engenho de Dentro, duas ou três estações de trem adiante. Detalhe: a punição ao Macaé foi a troca de mando da sua cidade para a distante Nova Friburgo.

Primeiro devo dizer que sou contra a punição ao clube por atos de vandalismo. Clube não tem poder de polícia. O senso de justiça no Brasil é, quase sempre, enviesado. Para não punir exemplarmente quem desrespeita a Lei, fica-se diluindo a culpa entre vários personagens. Sou, nesse caso, existencialista: quem invade a propriedade alheia, quem rouba, quem agride (no caso, tudo na mesma ação), tem de ser preso e não pode ser solto. As pessoas tinham de ser, primeiro, bem educadas na infância, depois, temerem a mão pesada do Estado e da Lei, para pensarem dez vezes antes de fazerem... bobagens. O diabo é que o Estado não anda se dando ao respeito, aí é mais difícil ainda.

Mas, já que o que eu penso não é o que vale, o que vale é o que manda a Lei. Se a Lei diz que o clube tem de ser punido, então o clube tem de ser exemplarmente punido, sentir o peso da Lei. No caso da decisão do TJD, ela pode até ter beneficiado alguns dos bandidos que invadiram o vestiário em Macaé: se algum deles mora no subúrbio ou na Zona Norte do Rio, o Enganhão é mais perto do que o Maracanã.

É triste ver que por R$ 10 mil - pagos pelo clube, lembremo-nos sempre - o sujeito esteja livre para invadir um vestiário, roubar o alheio e agredir um adversário. Solidarizo-me com Ricardo Berna, na constatação de que a integridade física não vale nada para quem julgou no Tribunal.

Tudo isso entristece, mata um pouco a ilusão com o futebol, mas em se tratando de futebol carioca, definitivamente não surpreende.

643 visitas - Fonte: Globoesporte


VEJA TAMBÉM
- Fabrício Bruno reclama de falta em gol do Botafogo:
- Atacantes do Flamengo decepcionam em derrota para o Botafogo
- Flamengo deseja sediar final do Mundial Sub-20 no Maracanã




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu