Elias elogia método europeu de Jorginho, mas pede sacrifício por marcação no meio de campo

20/3/2013 18:56

Elias elogia método europeu de Jorginho, mas pede sacrifício por marcação no meio de campo

Elias elogia método europeu de Jorginho, mas pede sacrifício por marcação no meio de campo
Tão logo entrou na sala de imprensa para a sua entrevista coletiva, o volante Elias fez questão de, antes de responder a qualquer pergunta, agradecer ao técnico Dorival Júnior pelo breve tempo em que trabalharam juntos. Segundo o volante, o ex-treinador ajudou em sua readaptação ao futebol brasileiro. Logo em seguida, porém, Elias apontou a diferença entre Dorival e Jorginho: o estilo de treinamento, mais curto e intenso. E o jogador foi além: garantiu que o novo técnico bebe de fontes europeias para pôr sua metodologia em prática.

"Mudou um pouco. O Jorginho tem um método que se assemelha muito com a Europa. Um trabalho mais curto, com mais intensidade. É um treino rápido, curto, do jeito que a gente gosta", afirmou Elias.

De fato, Jorginho passou por estágios recentes em nada menos do que em dois dos mais famosos clubes do mundo: Barcelona e Real Madrid. Nos rivais espanhois, o técnico absorveu um pouco da filosofia dos trabalhos de Tito Villanova, do Barça, e de José Mourinho, técnico dos merengues. O aprendizado do novo treinador no continente europeu foi motivo de destaque no site oficial do clube tão logo Jorginho foi confirmado no cargo.

Talvez inspirados pelas ideias do Velho Continente, o novo comandante tem escalado o Flamengo no 4-2-3-1 e, com isso, Elias passa a ter uma função que exige maior sacrifício na marcação. Ao seu lado, terá apenas Renato. No 4-3-3 de Dorival, o camisa 8 jogava ao lado de Ibson com um volante fixo - geralmente Cáceres - postado em frente à zaga rubro-negra. Apesar de ter de ficar mais recuado, Elias até consegue enxergar benefícios no esquema preferido de Jorginho, mas pede ajuda dos companheiros.

"Esse 4-2-3-1 dá mais chegada ao ataque. Certamente dá responsabilidade para quem joga aberto, o famoso ponta, tem de voltar. A gente jogava com um volante centralizado e hoje não tem nenhum, vamos ter de contar com o apoio do pessoal", disse Elias.

Perguntado se o novo sistema tático do Flamengo remete um pouco ao utilizado pelo técnico Cuca no Atlético-MG, o volante até concordou, mas fez uma ressalva em um ponto que o atinge diretamente.

"É bem parecido, mas a gente não tem aquele Pierre que marca para todo mundo. Ou eu ou o Renato teremos de nos adaptar", garantiu Elias.

Após o treinamento na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, o elenco rubro-negro volta a treinar nesta quinta-feira, também pela manhã no CT. A estreia de Jorginho no comando do time será no próximo sábado, contra o Boavista, às 18h30, no Engenhão.

1006 visitas - Fonte: ESPN


VEJA TAMBÉM
- 8 MUDANÇAS! Flamengo encara o Bolívar com time mexido pela Libertadores 2024
- Ingressos para Amazonas x Flamengo geram descontentamento entre torcedores
- Diretoria compartilha responsabilidade com Tite no planejamento do Flamengo para Libertadores.




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu