Preguiçoso, Fla vence Rio Claro em noite de bronca sonora de José Neto

2/4/2015 07:44

Preguiçoso, Fla vence Rio Claro em noite de bronca sonora de José Neto

Favoritos atuam em marcha lenta no Ginásio do Tijuca e "provocam" fúria jamais vista de seu treinador na vitória por 99 a 74, que ratificou o terceiro lugar isolado na 1ª fase

Preguiçoso, Fla vence Rio Claro em noite de bronca sonora de José Neto
Marquinhos em ação diante do Rio Claro, no Tijuca (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo confirmou o seu favoritismo nesta noite de quarta-feira, num "frio" ginásio do Tijuca, com 192 pagantes e 396 presentes, e bateu o frágil Rio Claro por 99 a 74 (50 a 41) pela penúltima rodada da fase de classificação do NBB 7. Foi o 22º resultado positivo da equipe em 29 compromissos. Desinteressado da partida, já que a terceira posição estava garantida antes de a bola subir, por conta da derrota de Mogi das Cruzes para o Bauru, o Rubro-Negro mostrou-se preguiçoso durante boa parte do jogo, especialmente no primeiro tempo. A postura na etapa inicial valeu uma sonora bronca do técnico José Neto no segundo quarto, quando os paulistas empataram por 31 a 31. Irritadíssimo, o treinador gritou, gesticulou e bateu no chão com um acesso de raiva jamais visto. A atitude lhe rendeu aplausos da arquibancada.

- Só cobrei deles uma coisa que é a minha função, algo que eles não estavam dando. Achei que naquele momento, nós precisávamos defender, ficar trocando cestas não compensa para a gente. Não queríamos ganhar de 99 a 98, queríamos ganhar e ver nosso time evoluir em alguns aspectos. Defensivamente, nós estávamos acomodados. Os pedidos de tempo servem para orientarmos o time e mexer com o brio. É difícil eu fazer isso, mas achei que aquele momento foi necessário e eles responderam muito bem. Melhoramos defensivamente, isso ajudou a melhorarmos ofensivamente e chegarmos à vitória - disse José Neto ao fim do jogo.

Menos pior, a equipe subiu de produção na segunda etapa e teve em Jerome Meyinsse, o cestinha do duelo, com 21 pontos. Marquinhos (17) e Nico Laprovittola (15) também se destacaram. Na defesa, Olivinha pegou oito rebotes. O ala-pivô ainda contribuiu com 12 pontos. Pelo lado paulista, o trio Brown, Mosso e Tatu se destacou.

Agora, o time carioca fecha sua participação na temporada regular na próxima sexta-feira, às 20h, também no Rio de Janeiro, diante do vice-líder Limeira. O jogo pode ser considerado um amistoso de luxo e uma possível prévia das semifinais. Independentemente do resultado, as colocações das equipes não se alternarão. No mesmo dia e horário, o Rio Claro joga sua sobrevivência na elite nacional em Macaé, local do embate com os donos da casa.



Marcelinho tenta vencer a marcação rival
(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


Terceira posição assegurada, penúltimo colocado do NBB pela frente e um Tijuca, mais uma vez, com público pequeno. O cenário de disputa parece não ter contagiado o time do Flamengo que, com Benite no lugar de Herrmann entre os titulares, mostrou-se preguiçoso na defesa e jogando pro gasto no ataque. Até o último minuto, a diferença nunca foi superior a dois pontos a favor dos cariocas.

Essa só aumentou para oito (27 a 19) pela melhora defensiva e o bom aproveitamento nos chutes. Destaque para Meyinsse, autor de oito pontos e 80% de acerto, e Laprovittola, com sete (77.8%). Restando quatro segundos, o Rio Claro ainda diminuiu com a infiltração de Eric Tatu no garrafão rubro-negro sem ser incomodado, para a irritação do técnico José Neto (27 a 21).

O Flamengo continuou preguiçoso no segundo quarto e viu o frágil time de Rio Claro empatar em três minutos (31 a 31), com destaque para o veterano pivô Estevam, com 11 pontos e 100%. O sono rubro-negro mereceu uma sonora bronca de José Neto, jamais presenciada por essa reportagem do GloboEsporte.com. Completamente irritado, indignado pelo que via na partida, ele gritou, gesticulou e bateu o pé no chão, quase querendo sacudir um por um. O acesso de raiva foi tamanho que paralisou os cânticos dos torcedores, incrédulos.

O ato de fúria do treinador ganhou aplausos da arquibancada, mas demorou a surtir efeito na quadra. Assim como no período inicial, o atual bicampeão só se distanciou nos minutos finais, quando pressionou o Rio Claro na defesa e rodou mais rapidamente a bola no ataque. No fim, a vantagem de nove foi até muito pelo apresentado nos primeiros 20 minutos (50 a 41).


Jerome Meyinsse foi o cestinha do jogo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A possível cobrança no vestiário fez com que a atitude e intensidade da equipe mudassem para o segundo tempo. Se a atuação ficava longe de ser de gala, pelo menos, evitou algum tipo de aproximação rival. Marquinhos e Meyinsse eram os principais pontuadores, enquanto Laprovittola os conduzia. Mais calmo, Neto mais orientava e incentivava do que brigava. A vantagem, que chegou a ser de 17, terminou em 15 pontos a favor dos favoritos rubro-negros (74 a 59).

Com a vitória garantida, Neto descansou os jogadores que haviam estado mais tempo em quadra e se destacado, casos de Laprovittola, Marquinhos e Meyinsse. Gegê, Marcelinho, Herrmann e Cristiano Felício aproveitaram a brecha para ajudar aumentar a diferença, que não demorou a ficar na casa dos 20 pontos. Marcelinho foi bem e marcou sete pontos e deu quatro assistências no período. Felício mostrou bom posicionamento nos garrafões e pegou cinco rebotes. Que venha o amistoso de luxo com o Limeira e depois os playoffs (99 a 74).



Flamengo: Herrmann (7), Marcelinho (12), Laprovittola (15), Benite (5), Marquinhos (17), Olivinha (12), Gegê (4), Felício (6) e Meyinsse (21). Técnico: José Neto

Rio Claro: Cícero (6), Vinicius (3), Tatu (13), Caio (3), Estevam (19), Mosso (13), Brown (15), Pastor (0) e Tischer (2). Técnico: Marcelo Tamião

820 visitas - Fonte: Globoesporte.com


VEJA TAMBÉM
- Arrascaeta e Cebolinha reforçam Flamengo para retorno na Libertadores
- Flamengo treina no Rio antes de viagem para São Paulo.
- Flamengo reavalia Viña e De la Cruz para partida contra Bragantino




Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!

Mais notícias do Flamengo

Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas

Comentários do Facebook -




Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias do Mengão

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

Libertadores

Qua - 21:30 - -
X
Flamengo
Palestino

Carioca

Dom - 17:00 -
1 X 0
Flamengo
Nova Iguaçu